A colheita da safra de trigo 2025/26 em Campos Novos, na região central de Santa Catarina, deverá iniciar na segunda quinzena de novembro, talvez com um rendimento um pouco menor que o previsto inicialmente. Quem informa é o departamento técnico da Cooperativa Regional Agropecuária de Campos Novos Ltda (Copercampos), que cultivou 7.800 hectares com o cereal. Em todo o município, o plantio ocupou 14 mil hectares.

De acordo com o engenheiro-agrônomo Fabrício Hennigen, as lavouras de trigo estão sofrendo um pouco com o ataque da giberela, em razão do tempo fechado e chuvoso que atinge a região há uma semana. Ele acrescenta que será preciso aguardar até a próxima semana para avaliar se a doença fúngica não comprometeu um pouco a produtividade, que era esperada inicialmente em 4.200 quilos por hectare.

Produção de trigo em Santa Catarina

Segundo a mais recente estimativa de Safras & Mercado, os produtores de trigo de Santa Catarina deverão cultivar uma área de 110 mil hectares na temporada 2025/26, 4,3% inferior à cultivada na temporada anterior, de 115 mil hectares.

A produção de trigo catarinense deverá chegar a 380 mil toneladas na temporada 2025/26, recuando 5,0% frente às 400 mil toneladas obtidas na safra 2024/25. O rendimento médio deverá passar de 3.478 quilos por hectare para 3.455 quilos por hectare, com queda de 0,7%.

Fonte: Arno Baasch – Safras News



 

FONTE

Autor:Arno Baasch/Safras News

Site: Safras & Mercado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.