O Fósforo (P), é considerado um dos macronutrientes essenciais para a soja, sendo requerido em grandes quantidades. Sua deficiência pode limitar a produtividade da cultura, logo, um adequado aporte nutricional é necessário para assegurar a manutenção do potencial produtivo da soja.

Fósforo no solo 

O P é um nutriente com uma complexa dinâmica no solo, considerado imóvel e que é facilmente fixação em íons fosfato nos solos, através da sorção de fosfato na superfície dos minerais de argila e pela precipitação de fosfato por Al3+, Fe3+ e Ca2+ livres no solo. Por esta razão, o P precisa ser suplementado na maioria dos solos agrícolas pela adição de fertilizantes fosfatados. Por outro lado, estima-se que uma grande proporção do P adicionado ao solo e não removido pelas culturas (>70%) permanece no solo em formas não disponíveis para as plantas (Oliveira-Paiva, 2022).

Visando aumentar a disponibilidade dos P no solo para as plantas, uma das estratégias consiste em aumentar a solubilização dos compostos insolúveis no solo. Para isso, pode-se utilizar bioinsumos como bactérias ou fungos solubilizadores de fosfato. Os compostos insolúveis de P no solo podem ser solubilizados por ácidos orgânicos, fosfatases e agentes quelantes produzidos por plantas por  microrganismos.



Bacillus sp.

Um desses microrganismos capazes de solubilizar o fosfato são as bactérias do gênero Bacillus, utilizadas frequentemente como bioinsumos em culturas anuais como soja e milho. Além da conhecida habilidade de atuar como promotoras do crescimento, essas bactérias se destacam por sua capacidade em promover a liberação do Fósforo adsorvido no solo, via solubilização do fosfato.

Analisando o efeito de diferentes isolados de Bacillus subtilis sobre o crescimento da soja e solubilização de fosfato, Chagas Junior et al. (2022) observaram que, todos as estirpes da bactéria avaliada foram capazes de  solubilizar fosfato e produzir ácido indol acético (AIA).

No presente estudo, os  isolados  de B.  subtilis foram  inoculados  aplicando  diretamente  nas  sementes  no momento do plantio. Conforme resultados observados pelos autores, todas as estirpes da bactéria analisada apresentaram concentração de fosfato superior a testemunha, havendo destaque para as estirpes Bs01, Bs02 e Bs04.

A percentagem de solubilização dos isolados variou de 50% a 2300% amais em relação à testemunha. Todos os isolados de Bacillus subtilis estudados apresentaram potencial de solubilização de fosfato, sendo os isolados Bs01, Bs02, Bs05 e Bs06 os maiores solubilizadores de fosfato (Chagas Junior et al., 2022), demonstrando que a inoculação da soja com bactérias do gênero Bacillus pode ser uma interessante alternativa de manejo para aumentar a disponibilidade de Fósforo para as plantas.

Tabela 1. Médias de concentração de fosfato solubilizado em meio Luria-Bertani (LB) por isolados de Bacillus subtilis1 (tratamentos  Bs).
1Médias seguidas da mesma letra minúscula na coluna não diferem entre si pelo teste de Scott Knott a 5% significância.2Coeficiente de Variação. 3Percentual de solubilização de fosfato em relação a testemunha sem inoculação de Bacillus subtilis.
Fonte: Chagas Junior et al. (2022)

O fato demonstra que, quando utilizadas de forma correta, as bactérias do gênero Bacillus podem contribuir para o manejo da fertilidade do solo, aumentando a oferta de Fósforo para as plantas, através da solubilização do fosfato retido no solo. Vale destacar que embora possuam a capacidade de solubilizar o fosfato do solo, a inoculação da soja com esse grupo de bactérias não substitui a necessidade de adubação, devendo ser utilizada como medida complementar no manejo da fertilidade do solo. Sobretudo, considerando o baixo investimento necessário e as contribuições trazidas pela inoculação da soja com o Bacillus, pode-se dizer que essa é uma técnica interessante e promissora.


Veja mais: Bacillus aryabhattai – Uma ferramenta promissora em anos de seca



Referências:

CHAGAS JUNIOR, A. F. et al. BACILLUS SUBTILIS COMO INOCULANTE PROMOTOR DE CRESCIMENTO VEGETAL EM SOJA. DIVERSITAS JOURNA, 2022. Disponível em: < https://www.diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2071/1621 >, acesso em: 29/04/2024.

OLIVEIRA-PAIVA, C. A. et al. MICRORGANISMOS SOLUBILIZADORES DE FÓSFORO E POTÁSSIO NA CULTURA DA SOJA. Embrapa, Bioinsumos na Cultura da Soja, cap. 9, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1143066/bioinsumos-na-cultura-da-soja >, acesso em: 29/04/2024.

Foto de capa: Adriano Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.