InícioDestaqueBroca-das-axilas

Broca-das-axilas

Considerada uma praga de importância secundária na cultura da soja, podendo exercer importância em algumas regiões de cultivo (áreas restritas), a broca-das-axilas Crocidosema (Epinotia) aporema ataca folhas, brotos e vagens da soja (Sosá-Gómez et al., 2010).

A broca-das-axilas ocorre preferencialmente nas regiões de clima ameno, como as regiões sul e sudoeste do Paraná, e os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A lagarta é pequena e, inicialmente, apresenta coloração branca-esverdeada e cabeça preta. Nos últimos ínstares, a lagarta pode atingir 10 mm, assumindo coloração bege-amarelada, com a cabeça marrom (Embrapa Soja, 2021).

Figura 1. Broca-das-axilas (Crocidosema aporema).

Fonte: Sosa-Gómez et al. (2014)

Sosa-Gómez et al. (2014) destacam que a praga possui o hábito de penetrar no caule da planta, através das axilas dos brotos terminais, formando um cartucho pela união dos folíolos, com fios de seda (figura 2). Posteriormente, os danos evoluem, a praga cava galerias no interior do caule da planta (figura 3), podendo causar desenvolvimento vegetal anormal.

 

Figura 2. Sintomas inicial característico de broca-das-axilar em soja.

Fonte: Embrapa

Figura 3. Galerias formadas pela broca-das-axilas em soja.

Fonte: Soja Radar da Tecnologia (2022)

As galerias criadas pela broca no interior do caule da planta servem de abrigo para a praga, que se alimenta da medula do caule e ramos da planta, que podem apresentar aspecto quebradiço em função dos danos. Além disso, o orifício criado pela praga no caule para penetrar na planta pode servir como porta de entrada para patógenos potencialmente prejudiciais à cultura.

No broto atacado, a larva pode também se alimentar de pequenas porções do tecido foliar, causando desenvolvimento anormal ou a sua morte. Além do broto foliar, pecíolos e hastes, o inseto pode se alimentar de flores e vagens da soja (Sosa-Gómez et al., 2010).

Embora o controle químico seja um dos métodos mais empregados para o controle da praga, o nível de ação em um primeiro momento pode parecer um tanto quanto elevado, contudo, segundo recomendações da Embrapa, o controle com inseticidas deve ocorrer quando forem encontrados, no exame de plantas, em torno de 30% dos ponteiros atacados, utilizando os produtos recomendados pelos órgãos oficiais, sendo usual, a aplicação de inseticidas quando observadas população da praga em 50% ou mais das plantas. Atualmente, 57 produtos apresentam registro junto ao MAPA para o controle de Crocidosema aporema/Epinotia aporema na cultura da soja, restringindo-se aos grupos químicos organofosforado e metilcarbamato de oxima.


Veja mais: Embrapa Soja orienta sobre manejo de broca-das-axilas resistentes à soja-Bt na safra 22/23



Referências:

AGROFIT: SISTEMA DE AGROTÓXICOS FITOSSANITÁRIOS. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, 2022. Disponível em: < https://agrofit.agricultura.gov.br/agrofit_cons/principal_agrofit_cons >, acesso em: 07/12/2022.

EMBRAPA SOJA. BROCA-DAS-AXILAS. Embrapa Soja, 2021. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/agencia-de-informacao-tecnologica/cultivos/soja/producao/manejo-integrado-de-pragas/pragas/pragas-que-atacam-peciolos-e-hastes/broca-das-axilas >, acesso em: 07/12/2022.

SOSA-GÓMEZ, D. R. et al. MANUAL DE IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS E OUTROS INVERTEBRADOS DA CULTURA DA SOJA. Embrapa, Documentos, n. 269, ed. 3, 2014. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-publicacoes/-/publicacao/991685/manual-de-identificacao-de-insetos-e-outros-invertebrados-da-cultura-da-soja  >, acesso em: 07/12/2022.

SOSA-GÓMEZ, D. R. et al. SOJA: MANEJO INTEGRADO DE PRAGAS. Curitiba: SENAR-PR/EMBRAPA-Soja, 2010. Disponível em: < https://www.bibliotecaagptea.org.br/agricultura/defesa/livros/SOJA%20-%20MANEJO%20INTEGRADO%20DE%20PRAGAS.pdf >, acesso em: 07/12/2022.

Foto de capa: Embrapa

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares