A concentração das chuvas no Sul do Brasil durante o mês de Setembro afetou as condições de umidade do solo no território nacional. Em grande parte da região Central, a umidade do solo permanece baixa, o que pode limitar o estabelecimento de culturas no campo.
Previsão de chuvas
Para os primeiros 15 dias de Outubro, as previsões climáticas indicam volumes baixos de chuva para as regiões Leste e Nordeste do País, o que pode implicar em limitações para a semeadura e estabelecimento das culturas de verão. Já nas regiões Sul, volumes expressivos são esperados para o início do mês de Outubro.
Figura 1. Previsão da precipitação acumulada para os primeiros 15 dias de Outubro no Brasil.

Para as anomalias da precipitação para do Outubro, os prognósticos climáticos indicam a tendência de volumes abaixo da média para o Rio Grande do Sul e Pará, com volumes dentro da média para a maioria das demais regiões do país, com exceção do Mato Grosso, em que há divergências entre os modelos climatológicos, resultando em maior incerteza frente a anomalia de chuvas para o período.
Figura 2. Tendência da anomalia da precipitação para o mês de Outubro de 2025. À esquerda INMET e à direita NOAA.

Fenômenos ENSO
Com relação aos fenômenos ENSO, embora seja possível antever a possível ocorrência do fenômeno La Niña, ao que tudo indica, esse fenômeno tende a expressar baixa intensidade, exercendo baixo impacto sobre as culturas agrícolas.
Figura 3. Probabilidade da ocorrência dos fenômenos ENSO.

Confira abaixo as atualizações climáticas trazidas pelo pesquisador – LEB/ESALQ/USP Fábio Marin, no Boletim do Sistema Tempocampo de Outubro de 2025.
Inscreva-se agora no canal Prof Fábio Marin clicando aqui!
Referências:
IRI. PREVISÃO ENSO. Columbia Climate School: International Research Institute For Climate And Society, 2025. Disponível em: < https://iri.columbia.edu/our-expertise/climate/forecasts/enso/current/ >, acesso em: 03/10/2025.