InícioDestaqueCalcário como ferramenta para melhorar o crescimento de raízes

Calcário como ferramenta para melhorar o crescimento de raízes

Do ponto de vista químico, a acidez do solo é um dos principais fatores limitantes da produtividade de culturas agrícolas. A presença de alumínio tóxico no solo, atrelado a baixa disponibilidade de nutrientes em função do pH inadequado, afetam o crescimento e desenvolvimento vegetal, em especial do sistema radicular das plantas, impactando negativamente a produtividade das culturas.

Uma alternativa para mitigar os efeitos do impedimento químico ao crescimento radicular é a calagem do solo. Além de elevar o pH do solo e neutralizar o alumínio trocável, o calcário atua como fonte de Cálcio a Magnésio para o solo.

No entanto, principalmente no sistema plantio direto consolidado, a calagem das áreas agrícolas, é feita normalmente em superfície, o que limita a ação do calcário às camadas superficiais do solo, em função da baixa mobilidade desse corretivo.

Analisando as respostas do solo a diferentes doses de calcário, incorporadas em profundidade, e seus efeitos em culturas agrícolas, Moraes et al. (2023) observaram resultados positivos da incorporação do calcário no crescimento radicular e produtividade das culturas.

Os tratamentos analisados pelos autores consistiram na aplicação de seis doses de calcário (0, 3, 6, 9, 12 e 15 Mg ha−1), incorporadas até 40 cm de profundidade. Após a aplicação das doses de calcário, forma cultivados soja, milho, feijão comum e trigo durante o período de 3 anos.


undefined


Com base nos resultados observados por Moraes et al. (2023), a incorporação do calcário resultou no aumento significativo dos teores de Cálcio e Magnésio, no aumento do pH e saturação de bases do solo, na profundidade de 0–40 cm, com as doses de calcário iguais ou superiores a 9 Mg ha−1  com os melhores resultados.

Além disso, observou-se que a incorporação de altas doses de calcário  (≥9 Mg ha−1) aumentou o crescimento das raízes das culturas no perfil do solo (até 60 cm de profundidade) e levou a maiores rendimentos de culturas de sequeiro. Os maiores rendimentos das culturas anuais foram observados com as doses de calcário de 9 e 15 Mg ha−1 (Moraes et al., 2023).

Moraes et al. (2023) destacam que, uma análise visual da distribuição das raízes no perfil do solo mostra que a incorporação de calcário na profundidade de 0–40 cm do solo aumentou claramente o crescimento das raízes da cultura em camadas mais profundas do solo (0–60 cm), com taxas ≥ 9 Mg ha −1 tendo o maior impacto positivo.

Figura 1. Distribuição das raízes de milho + braquiária no perfil do solo em função das doses de calcário (1 = 0 Mg ha−1 ; 2 = 3 Mg ha−1 ; 3 = 6 Mg ha−1 ; 4 = 9 Mg ha−1 ; 5 = 12 Mg ha−1 ; 6 = 15 Mg ha−1 ) incorporadas na profundidade de 0–40 cm.
Fonte: Moraes et al. (2023)

Os resultados observados por Moraes et al. (2023) demonstram que a aplicação de maiores doses de calcário em profundidade estimula o crescimento radicular das planta e por consequência, a maior exploração do perfil do solo. Nesse sentido, novas estratégias de calagem necessitam ser desenvolvidas a fim de possibilitar a maior distribuição do calcário no perfil do solo, para potencializar o crescimento radicular e melhorar as condições químicas do solo em profundidade.

Confira o trabalho completo desenvolvido por Moraes e colaboradores (2023) clicando aqui!

Quer saber mais sobre a fisiologia dos nutrientes em como impactam a produtividade da soja? Confira o curso Fisiologia de Macro e Micronutrientes em soja, onde o professor Anderson Marques traz conteúdos exclusivos para você se diferenciar, aumentando a assertividade na nutrição vegetal. Clique aqui!



Referências:

MORAES, F. A. et al. LIME INCORPORATION UP TO 40 CM DEEP INCREASES ROOT GROWTH AND CROP YIELD IN HIGHLY WEATHERED TROPICAL SOILS. European Journal of Agronomy, 2023. Disponível em: < https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S116103012300031X?via%3Dihub >, acesso em: 24/07/2024.

Foto de capa: Moraes et al. (2023)

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares