Conhecida principalmente por seus danos nas folhas da soja, característicos de manchas foliares, a cercosporiose, causada pelo fungo (Cercospora spp.) é uma doença do complexo de doenças de final de ciclo da soja (DFCs), que pode acometer tanto folhas, quanto pecíolos, hastes, legumes e sementes de soja, podendo em alguns casos, resultar na desfolha prematura da planta, impactando significativamente sua produtividade.

Normalmente, os sintomas são observados mais ao fim do desenvolvimento da soja, sendo uma das razões, a relação da produção de  cercosporina pelo fungo com a produção de açúcares simples na planta (Godoy et al., 2023).
Além do conhecido impacto na produtividade da soja, é comum que em alguns casos, a formação da manca púrpura seja observada nos grãos e/ou sementes de soja, dando o tradicional aspecto arroxeado às sementes (figura 1).

Figura 1. Sementes de soja com mancha púrpura (Cercospora spp.).

Foto: Saran, P. E.

Dependendo da severidade da doença, ainda que significativas perdas de produtividade não sejam observadas, a presença da mancha púrpura nas sementes de soja pode representar perdas qualitativas. Analisando atributos fisiológicos de sementes de soja com e sem mancha púrpura, tratadas e não tratadas, Souza & Martins (2023) observaram que as sementes com mancha púrpura (não tratada) comparada aos demais tratamentos, apresentaram germinação significativamente menor (tabela 1). Os tratamentos analisados pelos autores consistiam em sementes sadias (T1), sementes com mancha púrpura (T2), sementes sadias + Fipronil + Piraclostrobina + Tiofanato Metílico (T3) e sementes com mancha púrpura + Fipronil + Piraclostrobina + Tiofanato Metílico.



Tabela 1. Porcentagem de germinação de sementes de soja aos 5 e 8 dias após a instalação do teste de germinação.

¹Médias seguidas pela mesma letra na coluna, não diferem entre si pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade.
Fonte: Souza & Martins (2023)

Além do impacto na germinação das sementes, Souza & Martins (2023) observaram também, que, a mancha púrpura impacta significativamente o vigor das sementes e comprimento de plântulas, representando menor qualidade fisiológica das sementes afetadas pelo fungo. Resultados similares foram obtidos por Morais (2022), demonstrando que sementes infectadas com a mancha púrpura, tendem a apresentar menor vigo e crescimento de plântula (figura 2).

Figura 2. Vigor e crescimento de plântulas de soja em função do percentual de mancha púrpura em lotes de sementes.

Fonte: Morais (2022)

Entretanto, vale destacar que o potencial da mancha purpura em causar danos varia em função do grau de infestação da semente. Avaliando a influência de diferentes níveis de mancha púrpura (até 25%, de 26% a 50% e acima de 51% de área tegumentar coberta pela mancha), Bernardo; Krohn; Gomes (2021), observaram que, o efeito da mancha púrpura nas sementes é evidenciado pelo aumento do nível da mancha nas sementes.

Figura 3. Sementes de soja distribuídas nos diferentes tratamentos por determinação visual, de acordo com a intensidade de mancha púrpura do tegumento.

Fonte: Bernardo; Krohn; Gomes (2021)

Segundo Bernardo; Krohn; Gomes (2021), dentre os atributos mais afetados pelos acréscimos da mancha púrpura nas sementes, destacam-se a massa de mil sementes, a germinação e o vigor. Essa influência fica ainda mais visível ao analisar o número de plântulas consideradas normais. Conforme resultados obtidos pelos autores, as sementes com nível de mancha púrpura acima de 51% apresentaram menor porcentagem de plântulas normais, quando comparado com a testemunha e até 25% de intensidade de mancha púrpura. Da mesma forma, a variável plântulas anormais apresentou diferença significativa entre os tratamentos testemunha e acima de 51% de mancha púrpura.

Tabela 2. Resultados do teste de germinação expressos em porcentagem em função do nível de infestação de Cercospora spp.

Fonte: Bernardo; Krohn; Gomes (2021)

Logo, fica evidente que além da presença de mancha púrpura causar impactos negativos na qualidade fisiológica das sementes e plântulas, sua capacidade em afetar negativamente as sementes também está condicionada ao nível de mancha nas sementes, sendo que, sementes com maior porcentual de mancha púrpura tendem a apresentar menor germinação, vigor a massa de mil sementes.


Veja mais: Bioagentes no controle do mofo-branco



Referências:

BERNARDO, A. P. G.; KROHN, N. G.; GOMES, S. M. S. GERMINAÇÃO E VIGOR DE SEMENTES DE SOJA COM NBÍVEIS DE MANCHA PÚRPURA. Revista Agronômica Brasileira, v. 5, 2021. Disponível em: < https://www.fcav.unesp.br/Home/ensino/departamentos/cienciasdaproducaoagricola/laboratoriodematologia-labmato/revistaagronomiabrasileira/rab202122.pdf >, acesso em: 05/02/2024.

GODOY, C. V. et al. EFICIÊNCIA DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DAS DOENÇAS DE FINAL DE CICLO DA SOJA, NA SAFRA 2022/2023: RESULTADOS SUMARIZADOS DOS ENSAIOS COOPERATIVOS. Embrapa, Circular Técnica, n. 193, 2023. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1154333/1/Cir-Tec-193.pdf >, acesso em: 05/02/2024.

MORAIS, T. R. VIGOR E GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE SOJA COM MANCHA-PÚRPURA. Instituto Federal Goiano, Dissertação de mestrado, 2022. Disponível em: < https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/2900/3/disserta%C3%A7%C3%A3o_Tha%C3%ADs%20Rezende%20Morais.pdf >, acesso em: 05/02/2024.

SOUZA, N. T.; MARTINS, K. V. QUALIDADE FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE SOJA COM E SEM INCIDÊNCIA DE Cercospora kikuchii. Revista Cerrado Agrociências, v. 14, 2023. Disponível em: < https://revistas.unipam.edu.br/index.php/cerradoagrociencias/article/view/3052/3057 >, acesso em: 05/02/2024.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.