Comentários referentes à 09/04/2025, por T&F Agroeconômica
FECHAMENTOS DO DIA 09/04

O contrato de soja para maio, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 2,01%, ou $ 20,00 cents/bushel a $ 1012,75. A cotação de julho, fechou em alta de 1,94 % ou $ 19,50 cents/bushel a $ 1023,50. O contrato de farelo de soja para maio fechou em alta de 1,20 % ou $ 3,5 ton curta a $ 294,5 e o contrato de óleo de soja para maio fechou em alta de 2,78 % ou $ 1,25/libra-peso a $ 46,19.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quarta-feira. As cotações de todo o complexo de grão seguiram o ritmo do mercado e fecharam em forte alta, após o recuo do Presidente Donald Trump nas questões das tarifas para quase todo o mundo, menos a China. “Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. (…) Por outro lado, e com base no fato de que mais de 75 países convocaram representantes dos Estados Unidos, (…) autorizei uma PAUSA de 90 dias e uma Tarifa Recíproca substancialmente reduzida durante esse período, de 10%, também com efeito imediato.” Publicou Donald Trump em sua rede social nesta quarta. Com base neste recuo, o mercado mundial reagiu positivamente, revertendo as perdas do dia e parte das anteriores. A soja ainda foi puxada pela venda extra do grão e de farelo de soja para um “destino desconhecido”.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
ALTA VOLATILIDADE (baixista)

A volatilidade é tão evidente que qualquer argumento que tente fornecer certeza sobre a direção dos preços se torna abstrato em questão de segundos. Hoje, perguntas sem respostas são a única realidade. E nesse amplo espaço surgem questionamentos sobre as intenções de plantio de soja 2025/2026 nos Estados Unidos. No dia 31 do mês passado, o USDA estimou esse número em 33,79 milhões de hectares, 4,14% abaixo dos 35,25 milhões de hectares da safra anterior. Dada a possibilidade de a disputa com a China se estender além de setembro/outubro — a primeira guerra durou quase dois anos — o declínio na área dedicada às oleaginosas será de apenas 4% ou será mais pronunciado?

VENDAS PARA A CHINA (altistas)

Nos EUA, em seus relatórios diários de hoje, o USDA confirmou uma nova venda de soja americana 2024/2025 para destinos desconhecidos, totalizando 198.000 toneladas (3 cargos), mas o Brasil negociou na terça-feira 27 cargos de soja para a China e a Argentina, 3. Também houve vendas de 476 mil toneladas de farelo de soja para a China, o maior volume desde novembro passado. A média diária deste mês é de 288 mil tons,180 mil tons a mais que o mês anterior.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais ( Site ,  Facebook ,  Instagram ,  Linkedin ,  Canal no YouTube )


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.