FECHAMENTOS DO DIA 11/09
O contrato de soja para novembro24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,33%, ou $ 3,25 cents/bushel a $ 1000,50; A cotação de janeiro25, fechou em alta de 0,37% ou $ 3,75 cents/bushel a $ 1019,00. O contrato de farelo de soja para outubro fechou em alta de 0,86 % ou $ 0,86 ton curta a $ 316,0 e o contrato de óleo de soja para outubro fechou em baixa de -1,27% ou $ -0,51/libra-peso a $ 39,78.
ANÁLISE DA ALTA
A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta quarta-feira. O mercado ajustou posições antes do relatório WASDE setembro, que não deve trazer grandes alterações em relação ao anterior. A alta do dia foi ligada ao clima no Brasil e nos EUA. A seca e as queimadas no Brasil podem atrasar o plantio e prejudicar os rendimentos da safra 24/25. Nos EUA a preocupação é com a passagem de um furacão, que pode prejudicar algumas lavouras e atrasar o início da colheita.
A Índia anunciou que irá comprar dos seus agricultores locais um volume ainda não revelado de soja, para dar suporte aos produtores, visto os preços baixos da oleaginosa no país. A Índia é um grande produtor dos subprodutos, que consome muito óleo de soja e exporta o farelo.
NOTÍCIAS IMPORTANTES
EFEITOS DO DEBATE PRESIDENCIAL DOS EUA
Na jornada anterior à publicação do novo relatório mensal do USDA, a soja fechou em leve alta em Chicago. Durante uma rodada em que houve poucas novas notícias, parte do suporte para as cotações veio dos ecos do debate presidencial realizado no dia anterior entre Kamala Harris e Donald Trump, onde, segundo a opinião de especialistas, a atual vice-presidente se impôs ao magnata. Isso trouxe mais tranquilidade para o mercado agrícola, porque reduziu as chances de uma reedição da guerra comercial com a China, algo que os especuladores vêm como muito prováveis se Trump voltar para a Casa Branca.
BRASIL-FALTA DE UMIDADE
A falta de umidade em boa parte do Brasil, onde já deveria ter começado o plantio de soja 2024/2025.
PROBLEMAS COM O FURAÇÃO FRANCINE
A chance de que o Furacão Francine e suas tormentas chuvosas atrase o início da colheita americana nos Estados próximos, também deram sustentação aos preços.
PRÉ WASDE
Na véspera da divulgação do relatório mensal do USDA, nesta quinta- o anúncio das estimativas privadas prevê que o volume da produção de soja americana em 124,92 milhões de toneladas e os estoques finais em 15,38 milhões, sem variações em relação aos 124,90 e aos 15,25 milhões de toneladas do relatório de agosto, respectivamente.
Fonte: T&F Agroeconômica
Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin, Canal no YouTube)