O tempo estável e frio retorna
A entrada de ar frio e seco fornecerá condições de baixa nuvem. O vento sul causaria geadas generalizadas. As temperaturas mais baixas serão observadas entre sexta e sábado , e também as geadas mais importantes.
“Julho ficou de fora dos forçantes globais e com menos chuvas”, diz José Luis Aiello, Dr. em Cs. Atmospheric. ” A projeção do Pacífico Equatorial Central, para os próximos dois meses, contempla as altas probabilidades de transição de um El Niño fraco.
Mais área plantada, chuvas em julho e mais tecnologia, os adereços para produzir mais de 7 Mt de trigo
10 dias atrás, a maior área de trigo na região central foi semeada, eles são 1,7 M ha , 9% a mais que no ano passado. Trigo este ano é um fenômeno. Em Pergaminho, por exemplo, eles explicam que muitos produtores que não produziam trigo, neste ano começaram a plantar 30% de seus campos, e aqueles que o fizeram também plantaram mais.
E a água joga em favor deste ciclo 2019/20. As chuvas pesadas na semana passada foram fundamentais para completar as estatísticas mensais de chuvas : 10 a 30 mm, que estavam a favor desta faixa e setor norte. Mas mesmo os setores com menos acúmulo, têm reservas em profundidade mais importantes que no ano passado. Na região existem numerosos setores como a napa com 75 cm do solo.
As chuvas também serviram para não duvidar das aplicações de fertilizantes que estavam pendentes e se reajustar com doses mais altas , como em Carlos Pellegrini ou Cañada de Gómez, onde dizem que “essas chuvas são pó de ouro para o trigo”.
Há cada vez mais numerosas as plantas que são fertilizadas apontando, “mínimo, para 5000 Kg”, como em Pergaminho. Chuvas e temperaturas mais altas melhoraram a condição da cultura. Agora, 50% da região está em condições muito boas a excelentes . As pinturas mudaram sua aparência, ” brilho verde “, quando 93% já estão se aglomerando.
Há um longo caminho a percorrer, mas existem razões convincentes para projetar um rendimento acima de 4000 Kg e uma produção de mais de 7 Mt. A região tem grandes chances de ser o novo baluarte de trigo que contribui com a terceira parte do trigo argentino.
Doenças: preparações para uma longa batalha
Ferrugem laranja e amarela estão presentes na região e, em alguns casos, você já decide começar a tratá-las. Os técnicos são muito claras ” p ou as condições climáticas dos últimos dois meses, estamos preparando para uma longa e complexa batalha contra a doença” . Mas na região eles estão preparados para defender cada quintal de trigo. Os orçamentos já levam em conta duas aplicações, e se você tiver que fazer uma terceira aplicação, isso será feito sem hesitação , explicam os engenheiros.
Fonte: Bolsa de Comércio de Rosário – BCR