InícioDestaqueCNA destaca potencial da irrigação para produção de alimentos

CNA destaca potencial da irrigação para produção de alimentos

“Foi uma excelente oportunidade para fazer a conexão entre o mundo acadêmico, o desenvolvimento técnico-científico e os produtores rurais”, afirmou o diretor técnico ajunto da CNA, Maciel Silva, na quarta (12), no 3º Encontro de Agricultura Irrigada do Brasil Central, em Brasília.

“Foi uma forma dos produtores entenderem o que tem de novo na irrigação e da mesma forma a academia entender quais são as demandas dos produtores rurais”, ressaltou.

O evento é realizado pelo Inovagri em parceria com a CNA, Universidade de Brasília, Embrapa e Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem para promover a irrigação e discutir melhorias para o setor, além de comemorar o Dia da Agricultura Irrigada, que acontece no próximo sábado (15).

“A irrigação é importante para aumentar os ganhos de produtividade e no fornecimento de alimentos cada vez mais sustentáveis e com qualidade para a população brasileira e mundial”, afirmou Silva.

O diretor destacou ainda a importância de se melhorar o ambiente regulatório para o desenvolvimento da irrigação no país. Ele também representou o vice-presidente da Confederação, José Mário Schreiner, que foi homenageado no evento por sua trajetória em defesa do agro e da irrigação.

“José Mário é um grande entusiasta da irrigação e sempre trabalhou para que a irrigação aconteça, para sua ampliação sustentável e uso eficiente dos recursos naturais. É uma homenagem merecida”, disse.

Estande – Os irrigantes que passaram pelo estande do Sistema CNA/Senar reforçaram a importância da atividade para a manutenção da produção de alimentos.

“A irrigação é extremamente benéfica. E através desses jovens que estão aqui estudando, teremos como desenvolver tecnologias eficientes para ampliar a área irrigada e produzir o alimento que o mundo necessita,” afirmou Hugo Garcia, produtor e presidente da Associação dos Produtores de Feijão, Pulses, Grãos Especiais e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).

Para André Milhardes, produtor de soja e milho em Goiás, a irrigação é uma ferramenta essencial no processo produtivo.

“Sendo uma ferramenta, ela faz parte de um processo em que, em algumas culturas, é a única possibilidade de poder produzir. Então, a irrigação tem papel fundamental em algumas culturas e o potencial de expansão da irrigação do Brasil é enorme, por isso eventos como esse são necessários para se discutir o tema.”

Iniciativas – Durante a programação, o Sistema CNA/Senar apresentou os projetos e programas voltados à irrigação.

O técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Mateus Tavares, falou sobre as capacitações da entidade nas tecnologias de irrigação dentro do programa de Agricultura Irrigada.

São seis cursos nas áreas de manejo e gestão da irrigação, estratégias de irrigação, gestão em sistemas de irrigação (aspersão, localizada e por superfície), fertirrigação, reuso e gestão de energia elétrica.

Palestra – A assessora da Comissão Nacional de Irrigação da CNA, Jordana Girardello, fez uma palestra onde abordou o tema ‘Agropecuária sustentável e a força da representação setorial’. Segundo ela, a produção agropecuária tem tudo para ganhar um novo salto com a irrigação.

“Além dela ser uma tecnologia capaz de mitigar os gases do efeito estufa, também é uma metodologia de adaptação para o setor agropecuário. Isso significa que cada vez mais a irrigação vai fazer parte da rotina do produtor rural, para garantir a sua safra e melhorar cada vez mais a qualidade e a quantidade de produtos disponíveis”, disse.

O encontro segue na quinta (13), com palestras, minicursos e uma feira de negócios com empresas, agências de fomento e associações no Centro Comunitário Athos Bulcão da Universidade de Brasília (UnB).

Fonte: CNA



 

FONTE

Autor:Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

Site: CNA

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares