Ao longo da última semana, o trabalho de colheita de trigo avançou 10,3 pontos percentuais, marcando um avanço de colheita 87,8% da área apta. A superfície remanescente se concentra nas províncias de Buenos Aires, San Luís e La Pampa que, se continuarem as boas condições meteorológicas, terminarão nas próximas semanas. Em termos de desempenho, média nacional atual é de 2.830 kg/ha, 1.300 kg/há abaixo da média da safra passada na mesma época.
A parte central e norte da área agrícola finalizaram o trabalho de colheita, com exceção de alguns lotes no Núcleo Sul e na província de San Luis, onde atingiu mais de 96% da área. Por outro lado, ao sul da área agrícola cerca de 97,5% da área falta ser colhida, distribuídas entre Buenos Aires e La Pampa. O aumento dos progressos semanais concentrou-se no Centro de Buenos Aires e Bacia do Sal, com cerca de 40 pontos percentuais em incremento semanal.
Em comparação com o ano passado, há um avanço 5,7 pontos percentuais, principalmente devido a progressos regionais nas áreas Centro da Cidade de Buenos Aires, Norte de La Pampa – Oeste de Buenos Aires e sudoeste de Buenos Aires – Sul de La Pampa, que foram cerca de 25 e 35 pontos, segundo o caso.
Finalmente, a área mais atrasada na colheita é a Sudeste de Buenos Aires, um dos núcleos trigueiros que mais tem volume produzido. O avanço da colheita nesta região é de 22,5%, com um rendimento médio que permanece acima 3.500 kg/ha.
Fonte: T&F Agroeconômica