InícioDestaqueColheita do Algodão e Milho 2° safra no Brasil está quase concluída

Colheita do Algodão e Milho 2° safra no Brasil está quase concluída

Previsão Agrometeorológica* (12/09/2022 a 19/09/2022)

N-NE: São previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 mm no Noroeste da região Norte, com destaque para o Oeste do AM e AC. No TO, Leste do PA e em grande parte da região Nordeste, não há previsão de precipitação. Nas demais áreas, as chuvas serão inferiores a 10 mm, inclusive na região do SEALBA, onde há previsão principalmente na área próxima ao litoral. Os baixos volumes de chuva favorecerão a maturação e a colheita do feijão e do milho 3ª safra, mas serão insuficientes para as lavouras ainda em enchimento de grãos no Nordeste da BA.

CO: A predominância de uma massa de ar seco continuará impedindo a formação de nuvens de chuva em quase toda a região. Apesar do elevado risco de incêndios, o tempo seco será favorável para a finalização da colheita do algodão e do milho 2ª safra. No Sudoeste do MS, mesmo com a previsão de 20 a 40 mm de chuva, o clima será favorável para a maturação e a colheita do trigo.

SE: Não há previsão de chuva em grande parte da região, devido a atuação da massa de ar seco. Entretanto, em áreas do Centro-Sul de MG e do Sul do ES, os acumulados de chuva podem ficar em torno de 20 e 40 mm, podendo ultrapassar 50 mm em áreas do Leste de SP e no RJ. No geral, as condições continuarão favoráveis para a finalização da colheita do algodão e do milho 2ª safra, além da maturação e colheita do trigo, da cana-de-açúcar e do café.

S: Os maiores acumulados de chuva, entre 20 e 50 mm, estão previstos em grande parte do PR e de SC, com a possibilidade de ultrapassar 60 mm no Centro-Sul do PR. Em grande parte do RS, são previstos baixos volumes, que não devem passar de 10 mm. As condições serão favoráveis para a colheita do milho 2ª safra e do trigo no Norte do PR, bem como para o desenvolvimento dos cultivos de inverno em toda a região. O clima também beneficiará a semeadura e o desenvolvimento inicial dos cultivos de verão da safra 2022/23.

MILHO 2° SAFRA

98,5% da área colhida No PR, a colheita avança lentamente devido a persistência das precipitações. Mesmo assim, 95% das áreas já foram colhidas. A produtividade média alcançada até o momento é considerada boa. No MS, a colheita está restrita aos municípios do Extremo-Oeste e Leste, que tradicionalmente realizam o plantio tardiamente para evitar riscos de geada. 97% da área do estado já foi colhida. Em SP, a colheita foi finalizada e os produtores estão focados na eliminação das plantas de milho voluntárias, para evitar a propagação de pragas, como a cigarrinha e o pulgão. Em MG, a colheita quase concluída, com 96% da área já colhida e sem alterações significativas nas produtividades médias. No PI e no MA, a colheita foi finalizada e as produtividades médias superaram as estimativas iniciais. Em MT, TO, GO, as operações de colheita foram concluídas, com destaque positivo para o MT, que fechou a safra com boa produtividade, a terceira maior da série histórica.

TRIGO

11,8% colhido. No RS, as lavouras estão predominantemente em estágio vegetativo, com bom perfilhamento e emissão de espigas, expressando desenvolvimento satisfatório. A semeadura mais tardia em algumas áreas reduziu o efeito negativo das geadas para as lavouras. No PR, no Norte e Oeste, a colheita alcança 13% da área total do estado, com boa qualidade de grãos, porém com produtividade abaixo do esperado devido restrição hídrica. A fase de enchimento de grãos é predominante na cultura. A ocorrência de geadas nas regiões Sudoeste e Oeste nas últimas semanas causaram danos pontuais. Em SC, as lavouras estão em boas condições e majoritariamente em desenvolvimento vegetativo. Em MS, a colheita tem sido favorecida pelo clima predominantemente seco, mantendo a qualidade dos grãos produzidos. Em MG, as áreas de sequeiro encontram-se colhidas, faltando algumas áreas irrigadas.

ALGODÃO

99,1% colhido. Em MT, as áreas estão praticamente colhidas. A produtividade é considerada boa. O beneficiamento da safra atingiu 55% da área colhida, com o rendimento de fibra próximo a 42%. Na BA, no Extremo-Oeste, a colheita está em andamento nas lavouras irrigadas, favorecida pela baixa umidade. A colheita das lavouras de sequeiro está finalizada. No Centro-Sul, a colheita está finalizando. Em MS, a colheita está encerrada. Está sendo realizado o transporte dos fardos até as algodoeiras para pesagem e o beneficiamento. No MA, a colheita das lavouras de primeira e segunda safra, no Sul do estado, está próxima da conclusão, com cerca de 40% do produto beneficiado. No PI, a colheita está finalizada. Há expectativa de boa produtividade. Em GO, a colheita está praticamente encerrada, restando apenas as áreas irrigadas. Em MG, a colheita está concentrada nas áreas irrigadas e de altitude, com boa qualidade das fibras.

Fonte: Conab



 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares