InícioDestaqueComeça colheita de algodão no Brasil

Começa colheita de algodão no Brasil

Começou a colheita da safra de algodão 2020/21 no Brasil. Embora o ritmo se intensifique em junho, cotonicultores em São Paulo e Paraná já ligaram as máquinas. Quarto maior produtor mundial da fibra, o Brasil finaliza o período de colheita em setembro.

Nesta safra, a Associação Brasileira de Produtores de Algodão, Abrapa, estima que o volume produzido será, aproximadamente, de 2,41 milhões de toneladas de pluma. Se confirmada, a previsão corresponderá a um recuo de cerca de 20% em relação à quantidade colhida no ciclo 2019/20 devido, principalmente, à redução da área plantada, que totalizará 1,35 milhão de hectares.

Em Mato Grosso, estado que historicamente responde por 70% da produção nacional da fibra, o algodão é cultivado após a soja. Nesta temporada, o período ideal de plantio foi impactado pelo atraso no ciclo da oleaginosa, e a expectativa é de que a colheita se inicie somente no final de junho.

“Temos duas preocupações, agora, na lavoura. A primeira é com as condições climáticas, porque a janela ideal de desenvolvimento das plantas foi reduzida. Além disso, precisamos estar atentos ao controle fitossanitário das plantas”, observa o presidente da Abrapa, Júlio Cézar Busato.

A safra 2020/21 e as perspectivas de mercado são foco da segunda edição do “Cotton Days”, série de webinars que a Abrapa realiza junto aos principais mercados importadores da fibra nacional. A iniciativa é do programa Cotton Brazil, braço internacional de promoção do algodão brasileiro.Com o nome “Cotton Brazil Harvest 20/21 Roundtable”, a rodada conta com sete eventos online no mês de junho, com empresários, traders e industriais. Bangladesh (09/06), Vietnã (22/06) e Índia (29/06) já têm datas definidas. “Estamos em negociação de agenda com Coreia do Sul, Indonésia, Paquistão e Turquia”, informa Busato.

Já em 17 de junho, o Cotton Brazil participa da China International Cotton Conference, em Suzhou. O evento é promovido pela China Cotton Association (CCA) e a parceria com a Abrapa já é o primeiro resultado da assinatura de um memorando de entendimento que aproxima os cotonicultores brasileiros do mercado industrial têxtil chinês representado pela CCA.

Cotton Brazil

O Cotton Brazil é o programa da Abrapa de difusão e promoção do algodão brasileiro junto a países importadores da fibra nacional. Iniciado em 2019, é realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil, e com a Associação Nacional dos Exportadores de Algodão, Anea. As ações são desenvolvidas a partir do escritório da Abrapa em Singapura.

Fonte: Associação Brasileira dos Produtores de Algodão – ABRAPA

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares