A Rússia é o maior exportador mundial de trigo e praticamente manda nos preços internacionais do grão e os do Brasil, por tabela com a Argentina, com quem disputa mercados.

Por isso, acompanhar o seu desempenho é importante para os moinhos brasileiros, especialmente diante da possibilidade de compra de trigo russo na próxima temporada. IKAR, uma consultoria de Moscou e Refinitiv, uma agência de notícias com participação da Reuters, ambas citaram o preço FOB do trigo russo em US$194/tonelada, recuo de $1/t.

Os preços da exportação do trigo Russo caíram ligeiramente na semana passada, atingidos pela competição forte dos países vizinhos (especialmente Ucrânia, Romênia e Casaquistão), que exportam também através do Mar Negro e de um declínio em futuros do trigo em Chicago e em Paris, segundo os analistas. Preços do Mar Negro para o trigo com 12,5% teor de proteína caíram $1 para $194/tonelada na base livre a bordo (FOB) no final da semana passada, também segundo a consultoria agrícola russa SovEcon.

A Rússia, o maior exportador de trigo do mundo, está colhendo em meio a quedas regulares de estimativas de produção por analistas renomados. IKAR disse anteriormente na segunda-feira que tinha cortado a sua estimativa da safra de trigo para 2019 em 500.000 toneladas para 75 milhões toneladas.

Partes da região central da Rússia e regiões do Volga permaneciam “anormalmente úmidas e frias” na semana passada, segundo a SovEcon. “O tempo deve melhorar gradualmente nas próximas duas semanas, mas provavelmente já danificou rendimentos e qualidade”, concluiu.

O país já colheu 60,5 milhões toneladas de grãos-incluindo 49,8 milhões toneladas de trigo-ou 38% da área. Exportações de grãos da Rússia começaram a acelerar depois de um início lento nesta temporada, mas ainda estão para baixas em comparação com um ano atrás. A Rússia exportou 5,2 milhões toneladas de grãos desde o início da temporada 2019/20, 8% menos do que no mesmo período do ano anterior, disse SovEcon, citando dados de autoridades portuárias russas.

Esse número incluiu 4,3 milhões toneladas de trigo. As exportações de trigo, cevada e milho da Rússia em agosto são estimadas em 4,3 milhões toneladas, em vez de 3,8 milhões toneladas em julho, de acordo com a SovEcon. No mercado doméstico de trigo, os preços para o trigo de terceira classe caíram 50 rublos para 10.425 rublos ($159) uma tonelada no final da semana passada em partes européias da Rússia em uma base de obras de ex, SovEcon disse. Ex-Works não inclui custos de entrega.

Dados de outra consultoria, UkrAgroConsult, da Ucrânia, a colheita de trigo na Rússia é metade completa. O rendimento médio já excede um do ano passado, embora apenas marginalmente (+ 1,5-2%). No entanto, os rendimentos em regiões de cultivo de trigo importantes são inferiores ao esperado ou ligeiramente superior ao ano passado. UkrAgroConsult reduziu sua previsão de cultivo de trigo, mas não descartamos o seu ajuste descendente à medida que a colheita avança. A estimativa para as exportações foi cortada para a mais baixa em três anos.

Fonte: T&F Agroeconômica


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.