A produtividade da soja pode ser influenciada por diversos fatores, incluindo condições climáticas e ambientais, que possam afetar direta ou indireta sobre a formação dos componentes de produtividade da cultura. Os componentes de produtividade são divididos em diretos e indiretos, conforme sua relação com a produtividade da soja.
Tendo em vista que ambos os componentes podem contribuir para o aumento ou redução da produtividade da soja, definir esses componentes de forma clara e concisa é fundamental para embasar práticas de manejo e tratos culturais visando a obtenção de altas produtividades de soja. Os componentes diretos ou primários são aqueles que, quando alterados, impactam diretamente a produtividade da soja, já os componentes indiretos, são aqueles que afetam os componentes diretos de produtividade.
São considerados componentes diretos ou primários o número de plantas por área, o número de legumes (vagens) por planta, o número de grãos por legumes e o peso de grãos (normalmente expresso em peso de mil grãos). Entre os componentes indiretos de produtividades, pode-se destacar o número de nós e a altura de planta (Zanon et al., 2018).
Veja mais: O que são componentes de produtividade da soja?
Embora um tanto quanto complexa, a produtividade da soja e componentes de produtividade podem ser estimados a nível de lavoura, contribuindo para o planejamento do sistema de produção e definição das expectativas de produtividade. Normalmente, com o intuído de estimar a produtividade da soja, a estimativa dos componentes de produtividade gira em torno dos componentes primários número de plantas por área, número de legumes (vagens) por planta, número de grãos por legume e peso de mil grãos.
Confira abaixo como realizar a estimativa dos componentes diretos de produtividade e produtividade da cultura da soja.
1° Estimativa do número de plantas por área.
2° Estimativa do número de legumes (vagens) por planta.
3° Estimativa do número de grãos por legume (vagem).
4° Estimativa do peso de mil grãos.
Para maior assertividade na estimativa do peso de mil grãos, aconselha-se realizar a correção da do peso dos grãos com base na umidade. Normalmente, a umidade dos grãos é corrigida para 13%, valor convencionado em função da necessidade do armazenamento de grãos. Clique aqui para conferir como fazer a correção do peso de grãos de soja com base na umidade.
5° Estimativa da produtividade de soja por hectare.
Ainda que o valor estimado não seja exato, pode dar uma boa base com relação as expectativas de produtividade. Cabe destacar que visando maior veracidade do valor estimado, quanto mais próximo a colheita ocorrer a estimativa, maior a proximidade entre o valor estimado e a produtividade real da cultura, sendo aconselhado para tanto, que a estimativa da produtividade ocorra após o enchimento de grãos, preferencialmente após o estádio R6, contudo, é possível realizar a estimativa da produtividade da soja a partir do estádio R5.
Referências:
ZANON, A. J. et al. ECOFISIOLOGIA DA SOJA: VISANDO ALTAS PRODUTIVIDADES. Santa Maria, ed. 1, 2018.