Previsão Agrometeorológica* (04/09/2023 a 11/09/2023)

N-NE: Há previsão de volumes de chuva superiores a 20 mm no Noroeste do AM. No Matopiba e no interior da região Nordeste, a previsão é de tempo seco, sem chuva e com baixa umidade, favorecendo a colheita e a qualidade da fibra do algodão. Em áreas da costa Leste e em parte do Sealba, podem ocorrer chuvas passageiras, mantendo a restrição hídrica para o feijão e o milho terceira safras em floração e enchimento de grãos no Nordeste da BA e em SE, contudo as lavouras em maturação e colheita serão favorecidas.

CO: O tempo permanecerá estável, sem chuva e com valores de umidade inferiores a 30%, principalmente, no Centro-Norte da região. Entretanto, no início da semana, áreas de MS e do Extremo Sul de MT e de GO, podem registrar acumulados de chuva inferiores a 40 mm. No geral, a maturação e a colheita do algodão, milho segunda safra e trigo continuarão sendo favorecidas.

SE: Há previsão de tempo seco e sem chuva, principalmente, em áreas do Centro-Norte de MG. No Norte do estado mineiro, os valores de umidade relativa do ar podem ser inferiores a 30%. A maturação e a colheita do milho, feijão, sorgo e trigo, além da cana-de-açúcar, continuarão sendo favorecidas. No leste da região, podem ocorrer temporais no início da semana, mas com volumes de chuva inferiores a 20 mm, que não devem prejudicar as lavouras de café, cuja colheita está praticamente concluída.

S: São previstos acumulados significativos de chuva, especialmente, no RS, SC e Sul do PR no início da semana. No final da semana, volumes expressivos também são esperados em boa parte do Centro-Sul da região, aumentando o excedente hídrico em áreas onde o trigo encontra-se em enchimento de grãos. No Extremo Norte do PR, a previsão é de volumes inferiores a 20 mm, favorecendo a colheita do milho segunda safra.

PROGRESSO DE SAFRA

MILHO 2° SAFRA

89,2% colhido. No PR, a redução nas precipitações permitiu o avanço na colheita, contudo essa operação está atrasada em relação à última safra. Em MS, a colheita está praticamente encerrada na região Centro-Norte e segue atrasada no Centro-Oeste. Ocorreu novo vendaval com granizo na região da Grande Dourado, aumentando o percentual de lavouras acamadas. Em GO, a colheita foi encerrada, com boas produtividades e qualidade do grão. Em SP, as condições climáticas têm favorecido o progresso da colheita. Em MG, as precipitações ocorridas provocaram redução na velocidade da colheita. No PA, a colheita está praticamente finalizada no Sudeste e Oeste do estado. A redução das precipitações tem facilitado as operações finais das colheitadeiras. A previsão é que a colheita se encerre na próxima semana.

TRIGO

11,7% colhido. No RS, as lavouras estão predominantemente em desenvolvimento vegetativo. A cultura apresenta bom perfilhamento e emissão de espigas, e o desenvolvimento é satisfatório. A semeadura mais tardia oportunizou que não houvesse grande efeito negativo das geadas para as lavouras. Quanto à sanidade, o tratamento fitossanitário para o controle de pragas e doenças vem sendo realizado. Nos Campos de Cima da Serra, foi concluída a adubação nitrogenada. No PR, as lavouras estão, principalmente, em fases reprodutivas e maturação. A colheita alcançou 13% da área total semeada. Em MG, a colheita desacelerou devido à ocorrência de chuvas. A qualidade do trigo colhido é boa, bem como a produtividade. Em SP, a maioria das lavouras está em fase de enchimento de grãos e a colheita foi iniciada. Verificou-se áreas com incidência de doenças. Em SC, as condições das lavouras são consideradas boas, apesar de haver relatos de incidência de doenças como o oídio e manchas foliares, requerendo tratamentos preventivos e curativos. Iniciou a fase de florescimento. Em GO, a colheita do trigo irrigado foi interrompida devido as chuvas, porém não afetou a qualidade dos grãos. Em MS, a colheita está progredindo e verifica-se bons resultados produtivos. Na BA, as lavouras estão, na maioria, em fase de enchimento de grãos e maturação. A colheita alcançou 20% da área total.

Fonte: Conab



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.