Visando adequar práticas de manejo e culturas em campos de produção, acompanhar as previsões de tempo e clima é de fundamental importância. Em meio a tantas informações disponíveis, nem sempre é fácil chegar a um prognóstico de quais condições de tempo nos esperaram para os próximos dias.
Em mais um episódio do ClimaCast – RTC, o Dr. Paulo Cesar Sentelhas, CTO da Agrymet e Professor da Esalq/USP traz informações atualizadas de tempo, apresentando algumas projeções relacionadas a anomalias climáticas e a ocorrência de chuvas para o Estado do Rio Grande do Sul.
Sentelhas explica que embora haja alternância entre períodos de chuva para os próximos dias, é possível esperar condições de boa disponibilidade hídrico no solo, fato que beneficia o desenvolvimento de culturas de inverno. Conforme observado nos ClimaCast anteriores, com relação a ocorrência de fenômenos climáticos “a tendência é de maior probabilidade de condição de Neutralidade para os próximos trimestres até o início do próximo ano”, demonstrando uma condição de persistência de neutralidade.
Contudo, ainda ha uma grande incerteza com relação a persistência desse fenômeno, mas como lembrado por Sentelhas, a condição de neutralidade não beneficia as safras de verão do Estado do Rio Grande do Sul, e sim prejudica o desenvolvimento das culturas de verão pela baixa disponibilidade hídrica, entretanto, por enquanto o que persiste é a condição de neutralidade.
Com relação as precipitações, ainda que haja incerteza para previsões a longo prazo, para o próximo trimestre as precipitações devem ficar próximas ao normal acumulados no RS, tendendo a ligeiramente abaixo do normal.
Confira abaixo as previsões para os próximos dias para sua região de cultivo.