Embora seja uma planta daninha lembrada apenas no final do ciclo da soja, por dificultar e atrapalhar o processo de colheita, a corda-de-viola (Ipomoea sp.), é uma preocupante planta daninha, com significativa capacidade em reduzir a produtividade da soja. No Brasil, há relatos da existência de mais de 140 espécies. A planta é considerada uma espécie anual, reproduzida por semente, herbácea de caules e ramos finos, alongados e volúveis, que se distribuem sobre o solo ou sobem em obstáculos com até 3 metros (Up.Herb).
Os ramos da corda-de-viola apresentam aspecto fibroso e resistente. Esses ramos se entrelaçam com as plantas de soja, dificultando o processo de colheita da cultura, formando obstruções na plataforma de corte e sistema de alimentação da colhedora (“buchas”). Por isso, em muitas lavouras infestadas, a alternativa de manejo mais utilizadas para minimizar esses danos na colheita é a dessecação pré-colheita da soja. A dessecação pré-colheita tem como objetivos gerais controlar as plantas daninhas presentes na área, aumentar a uniformidade da lavoura para colheita e antecipar a colheita da soja.
Figura 1. Sementes, planta jovem, planta adulta e inflorescência de corda-de-viola (Ipomoea sp.).
Conforme destacado por Rizzardi (2019), até então, não existem casos de resistência de espécies de corda-de-viola no Brasil. Entretanto, sabe-se que é uma espécie tolerante, de difícil controle com o herbicida glifosato. Sobretudo, vale destacar que os danos causados pela corda-de-viola em soja vão além das dificuldades no momento da colheita.
Conforme observado por Piccinini (2015) e corroborado por Pagnoncelli et al. (2017), em competição com a soja, a corda-de-viola pode causar significativas perdas produtivas para a cultura, além de afetar o crescimento das plantas de soja. De acordo com os dados obtidos por Pagnoncelli et al. (2017), uma planta por m² de corda-de-viola pode reduzir em até 26% a produtividade da soja. Resultados ainda mais expressivos foram obtidos por Piccinini (2015), demonstrando que, dependendo da cultivar de soja e densidade populacional da planta daninha, perdas de até 45% podem ser observadas.
Figura 2. Efeito da interação entre as cultivares de soja (TEC6029 e TEC7849) e diferentes densidades de corda-de-viola (DP, pl m-2), na produtividade da soja (PG).
A perda de produtividade da soja em função da presença da corda-de-viola na lavoura é fortemente influenciada pelo período de convivência e densidade populacional da planta daninha, sendo observadas maiores perdas a medida em que há o aumento da densidade de corda-de-viola. Embora uma grande variedade de espécies de corda-de-viola seja encontrada no Brasil, e que a resposta na interferência da produtividade de soja também possa variar em função da espécie da planta daninha, fica evidente que os danos em função da presença da corda-de-viola em soja vão além das dificuldades para colheita, afetando diretamente a produtividade da cultura. Logo, o controle dessa planta daninha torna-se necessário ainda no inicio do desenvolvimento da soja, e não apenas na pré-colheita da cultura.
Veja mais: Quanto tempo após a dessecação pré-colheita é possível colher a soja?
Referências:
PAGNONCELLI, F. D. B. et al. MORNING GLORY SPECIES INTERFERENCE ON THE DEVELOPMENT AND YIELD OF SOYBEANS. Bragantia, Campinas, v. 76, n. 4, p.470-479, 2017. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/brag/a/6jdjJYPCmFmVC3T4FZPVCMQ/?lang=en# >, acesso em: 19/02/2024.
PICCININI F. COMPETITIVIDADE E DANOS DE CORDAS-DE-VIOLA EM SOJA. Universidade Federal de Santa Maria, Dissertação de Mestrado, 2015. Disponível em: < https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/5131/PICCININI%2C%20FERNANDO.pdf?sequence=1&isAllowed=y >, acesso em: 19/02/2024.
RIZZARDI, M. A. PLANTAS DANINHAS NO BRASIL: CORDA-DE-VIOLA. CORTEVA, Boas Práticas Agrícola, 2019. Disponível em: < https://www.corteva.com.br/content/dam/dpagco/corteva/la/br/pt/bpa-site/ebooks/pdfs/Ebook_MPD_Plantas_daninhas_no_Brasil_Corda_de_viola.pdf >, acesso em: 19/02/2024.
UP. HERB. PLANTAS DANINHAS: CORDA-DE-VIOLA. Up. Herb: Academia das Plantas Daninhas. Disponível em: < https://www.upherb.com.br/int/corda-de-viola >, acesso em: 19/02/2024.