Assim como outras culturas de interesse comercial, a soja é atacada por uma grande diversidade de insetos-praga. O percevejo-marrom (Euschistus heros) se destaca pelo potencial de danos a essa cultura. Embora as plantas de soja sejam atacadas por todo o complexo de percevejos, os danos mais severos são causados pelo percevejo-marrom (Figura 1). Essa espécie pode apresentar longevidade superior a 300 dias, causando perdas significativas de produtividade e qualidade de grãos.

Figura 1. E. heros em folha de soja.

O dano pode chegar a 60% do potencial produtivo da lavoura, refletindo em baixa qualidade do grão (Figura 2). Apesar de a praga estar sempre presente na lavoura ou em suas bordaduras, o aumento e estabelecimento da população infestante ocorre no período de floração (estádios R1 a R2). Entretanto, os danos mais significativos ocorrem a partir da fase de “canivete” (R3), estendendo-se até o ponto de maturação (R7).

Figura 2. Sintomas de dano por E. heros em grãos de soja.

Fonte: Agro Bayer.

Ataques no início da formação dos legumes (vagens) podem ocasionar o abortamento das mesmas e implicar no retardamento da maturação de grãos, resultando também em retenção foliar, hastes verdes e distúrbios fisiológicos, denominados conjuntamente de Soja Louca I. Já ataques entre R3 e R7 causam perda de peso e diminuição do tamanho dos grãos, bem como a formação de rugas e grãos chochos de coloração arroxeada a enegrecida (Figura 3).

Veja também: O que é qualidade de sementes e por que ela é tão importante?

Figura 3. Tipos de danos nos grãos de soja ocasionados por E. heros conforme o estágio fenológico da cultura no momento do ataque.

Fonte: Bayer.

Há também os danos invisíveis aos olhos do produtor, os quais referem-se à qualidade do grão, influenciando nos teores de proteína e óleo. Desta forma, alguns grãos se tornam inviáveis para a indústria devido à sua tonalidade escura e presença de impurezas que dificultam a produção de óleo. Lavouras destinadas à produção de sementes podem ser completamente comprometidas pelo ataque de E. heros, devido ao baixo vigor e poder de germinação resultantes das picadas do percevejo.

Além disso, a transmissão de doenças estimula um distúrbio que afeta a maturação, deixando a planta verde até final de seu ciclo. Como consequência, a colheita é prejudicada pelo excesso de umidade. Essas lesões provocadas nas sementes acabam servindo de porta de entrada à fungos e bactérias. O dano estimado por percevejo.m-2 pode chegar a 0,8 kg/ha/dia, variando conforme o estágio fenológico da cultura e a espécie de percevejo. No caso de E. heros, a redução total na produtividade de grãos pode chegar a 72,3 kg.ha-1 (GUEDES et al., 2012).

Infestações anteriores à fase de canivete resultam em menor dano, mas permitem o estabelecimento da população na lavoura. Por conta disso, muitos produtores realizam aplicações de inseticidas na fase vegetativa da cultura, visando diminuir a população de percevejos. Assim, a soja adentra na fase reprodutiva sob menor pressão populacional e o controle dos percevejos torna-se mais eficaz, reduzindo os danos econômicos.

Redação: Grupo de Manejo e Genética de Pragas – UFSM

Elaboração do texto: Rael Adams

Revisão: Henrique Pozebon e Jonas Arnemann

Referências:

BARROS, L. PERCEVEJO MARROM: 7 ESTRATÉGIAS DE CONTROLE NA SOJA.Lavoura 10. 23 de nov. de 2018. Disponível em < https://blog.aegro.com.br/percevejo-marrom/#:~:text=O%20controle%20deve%20ser%20realizado,destinadas%20a%20produ%C3%A7%C3%A3o%20de%20sementes >, acesso em: 09/11/2020.

Danos e riscos. Agro Bayer. 29 de jan. de 2018. Disponível em < https://www.agro.bayer.com.br/alvos/percevejo-marrom#:~:text=Os%20percevejos%20podem%20atacar%20ramos,e%20consequente%20redu%C3%A7%C3%A3o%20de%20produtividade >, acesso em: 09/11/2020.

GUEDES, J. V. C.; ARNEMANN, J. A.; BIGOLIN, M.; PERINI, C. R.; CAGLIARI, D.; STACKE, R. F. Revisão necessária. Cultivar Grandes Culturas, v. 152, p. 14-16, 2012

 PORTAL SYNGENTA. Percevejos marrom podem ser um pesadelo para a lavoura. PortalSyngenta. 21 de set. de 2020. Disponível em < https://portalsyngenta.com.br/noticias/percevejos-marrom-podem-ser-um-pesadelo-para-a-lavoura >, acesso em: 09/11/2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.