R1 – uma flor aberta em qualquer nó sobre a haste principal.
A planta tem uma flor aberta em algum nó da haste principal. Plantas indeterminadas começam a florescer no terço médio ou inferior e florescem de baixo para cima. Plantas de hábito determinado iniciam o florescimento em um dos quatro nós apicais e, em seguida, a floração prossegue para cima e para baixo na haste.
Figura 1: Planta de soja em estádio R1.

Figura 2. Exemplo de planta de soja no início do florescimento.

As plantas em R1 estão com 38 a 46 cm de altura e apresentam-se nos estádios vegetativos V7 a V10 (7 a 10 nós completamente desenvolvidos).
O florescimento começa entre o terceiro e o sexto nó da haste principal, dependendo do estádio V no momento do florescimento, progredindo para cima e para baixo. Os ramos começam a florescer alguns dias depois da haste principal.
O florescimento em um rácemo ocorre da base para o topo (Figura 2). Dessa forma, as vagens da base do rácemo são sempre mais maduras que as vagens do ápice. O florescimento e a frutificação ocorrem principalmente em rácemos primários, mas os rácemos secundários podem se desenvolver ao lado do rácemo primário na mesma axila.
O florescimento atinge o auge entre os estádios R2.5 e R3, completando-se ao redor do estádio R5. Em R1, as taxas de crescimento vertical da raiz aumentam incisivamente e permanecem relativamente altas nos estádios R4 a R5. A proliferação de raízes secundárias e pelos radiculares até a profundidade de 23 cm no solo também é grande durante esse período, porém, as raízes nessa zona geralmente começam a se degenerar depois disso.
Práticas de manejo
Monitorar insetos e doenças. Aplicar inseticidas e fungicidas foliares, se necessário.
Além disso, entre os estádios R1 e R2 ocorre o momento ideal para coleta de folhas para diagnose nutricional (8 a 10 nós).
Veja também: Desenvolvimento da cultura da soja: estádios reprodutivos
Quer saber sobre os demais estádios de desenvolvimento da cultura? Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (Site, Facebook, Instagram, Linkedin) e fique por dentro dessa série que foi elaborada pensando em você!
Fonte das informações: IPNI.
Elaboração: Engenheira Agrônoma Andréia Procedi – Equipe Mais Soja.