Capim-amargoso: uma planta daninha complexa!
Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, o professor Alfredo mostra uma área com alta infestação de capim-amargoso próximo a Cascavel, no Oeste do Estado do Paraná, que hoje é um problema que só vem aumentando no Brasil. No vídeo é destacada a importância do Manejo Integrado dessa Planta Daninha.
Confira a notícia da íntegra aqui.
Reposição de nutrientes no solo pós colheita é essencial para estabilidade produtiva
A qualidade do solo é consequência da adoção de boas práticas de manejo, da análise das suas condições, da aplicação de fertilizantes que conservem e preservem os nutrientes na terra, da consultoria de pessoal capacitado e do respeito ao meio ambiente. Por isso, a cada ciclo de plantio, é necessário repor os nutrientes que foram consumidos pelas plantas. Cada tonelada de soja em grão, por exemplo, consome cerca de 17 kg de cálcio e 9 kg de enxofre.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Fungos de Trichoderma asperellum no controle de nematoides das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus) na cultura da soja
Dentre os patógenos, existem diversos tipos de nematoides com diferentes hábitos e hospedeiros. O Pratylenchus brachyurus possui grande destaque devido a sua polifagia, capacidade de produzir lesões nas raízes e sobrevivência em palhada dos hospedeiros. No Brasil, o P. brachyurus está presente praticamente em todas as fazendas produtoras de soja, provocando perdas de até 50%.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Crotalária: eficiência no controle de nematoides
As pesquisas quanto a seu emprego para controle de algumas espécies de nematoides não é recente, a alguns anos vem se pesquisando a ação da espécie de crotalária com relação a espécie de nematoide. As principais espécies de crotalária em uso são: C. breviflora, C. spectabilis e C. ochroleuca.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
FRAC BRASIL emite recomendações para o uso de triazois e triazolintione no manejo de ferrugem asiática da soja
Cumpre ao FRAC-BR através do presente comunicado, alertar sobre recentes informações obtidas nos programas de monitoramento das respectivas empresas que compõem este comitê, de forma que as mesmas possam servir para conscientização e adoção de um manejo racional por parte dos sojicultores.
Confira a recomendação na íntegra clicando aqui.