Desempenho de cultivares de soja em função da densidade
O trabalho foi motivado pelo fato de que nos últimos anos, ocorreram mudanças nas características das cultivares como: incremento no uso de cultivares transgênicas, com mais de um evento, redução do número de dias no ciclo da cultivar, hábito de crescimento indeterminado, arquitetura de planta, etc., o que pode alterar as respostas às mudanças de densidade de plantas.
Confira o trabalho na íntegra clicando aqui.
Controle biológico de pragas na cultura da soja – Embrapa
Uma das estratégias utilizadas a campo para manejar as pragas da soja é o controle biológico. Esse controle pode feito por agentes biológicos que fazem um controle natural das pragas agrícolas ou mesmo via o controle biológico aplicado, quando se libera intencionalmente na natureza predadores das pragas. É sobre este tema que o pesquisador Adeney de Freitas Bueno apresenta maiores detalhes no vídeo.
Confira o vídeo aqui.
Buva mal matada: o que fazer?
Vídeo mostra a complexa situação no controle de plantas daninhas, diante de um cenário de seca e casos de resistência a herbicidas. Um drama na safra 2019/2020, como foi na safra 17/18, problema nítido no controle de plantas daninhas.
Confira o texto e o vídeo aqui.
10 principais pragas da soja: lagarta-elasmo
A espécie Elasmopalpus lignosellus, popularmente chamada broca-do-colo ou lagarta-elasmo, pode causar danos consideráveis na lavoura, especialmente na fase inicial de desenvolvimento da cultura da soja. Sua incidência é geralmente cíclica, principalmente, em anos com estiagem prolongada em áreas com solo arenoso.
Confira a notícia na íntegra clicando aqui.
Herbicidas Mimetizadores de Auxinas (Grupo O)
Os herbicidas deste mecanismo de ação são divididos em 4 grupos químicos:
- ácido benzóico: dicamba;
- ácido piridinecarboxílicos: fluroxypyr, triclopyr e picloram;
- ácido fenoxicarboxílicos: 2,4-D e MCPA;
- ácido quinolinocarboxílico: quinclorac.
Confira o artigo na íntegra aqui.