Palha: ferramenta indispensável no manejo de plantas daninhas
Tendo em vista que a colheita da soja está ocorrendo em parte do território nacional e que as lavouras que ainda não foram colhidas se aproximam da época de colheita, é fundamental pensar no sistema de produção no pós-soja. Isso, porque nesse momento são definidas algumas das principais estratégias de manejo que iram influenciar o sucesso produtivo da safra posterior.
Confira o texto completo aqui.
Cálcio e Boro via foliar contribuem para o aumento de produtividade da soja?
Visando a obtenção de altas produtividades de soja é cada vez mais comum a busca por distintas estratégias de manejo que possibilitem o incremento da produtividade de forma efetiva e a um baixo custo. Com isso em vista, é comum a utilização de fertilizantes foliares como uma forma de ajuste fino na adubação visando altas produtividades de soja.
Segundo Staut (2007), existem no mercado inúmeros produtos contendo macro e micronutrientes que podem ser utilizados para adubação foliar na cultura da soja, onde vários estudos e experimentos vem demonstrando grande variabilidade de respostas da cultura em relação a adubação foliar.
Confira na íntegra aqui.
A boa safra de verão começa pela safra de inverno? Por que ela interfere na qualidade do solo?
A safra de verão 2020/2021 está se aproximando do fim, dessa forma, deve-se começar a pensar em práticas de manejo e de sistema que possibilitem a boa safra 2021/2022. Além da escolha da cultivar adequada, época de semeadura e insumos, visualizar a lavoura de soja como um sistema de produção é de fundamental importância para garantir sua sustentabilidade e rentabilidade.
Confira a notícia completa aqui.
De combate a nematoides a aumento de produtividade da soja, crotalária reúne um pacote de soluções para o agricultor
O nível atual da agricultura exige que o produtor rural desenvolva uma estratégia de produção, escolhendo as mais eficientes ferramentas. Ao optar por plantar crotalária, ele não somente investe na melhoria do solo como também reduz nematoides e aumenta a produtividade da soja.
Trabalho conduzido pelo Departamento de Pesquisa ATTO Sementes, que fez lado a lado, comparando produtividade de soja plantada sobre a palhada de milho e sobre a palhada do consórcio de milho com Crotalária Spectabilis, aponta que a área do consórcio produziu 7,4 sacas de soja a mais quando comparado ao milho solteiro.
Confira a notícia na íntegra aqui.
Alta severidade de mancha-alvo chama atenção em lavouras gaúchas
Embora a ferrugem-asiática da soja (Phakopsora pachyrhizi) seja o foco da atenção de muitos sojicultores se tratando do manejo de doenças, cabe destacar que outras doenças fungicas podem exercer considerável influência na redução da produtividade e qualidade da soja produzida, a exemplo da mancha-alvo (Corynespora cassiicola).
Segundo Godoy et al. (2020), a mancha-alvo é uma doença fúngica cujos danos podem causar redução de produtividade da soja em até 40% em cultivares suscetíveis. Conforme destacado por Henning et al. (2014), o fungo causado da mancha-alvo está presente em praticamente toda a área de produção de soja no território brasileiro, sendo que o fungo pode sobreviver em restos culturais, e a umidade relativa favorável a infecção na folha.
Confira na íntegra aqui.