Análise do Mapa mostra que sementes recebidas por brasileiros contêm pragas que não existem no país

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) analisou, até o momento, 36 amostras de pacotes de sementes não solicitadas que chegaram via Correios na casa dos brasileiros e foram encaminhadas ao Mapa. As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás (LFDA-GO), referência em sanidade vegetal, indicam que parte das amostras contem a presença de mais de uma praga em seu conteúdo.

Confira a notícia na íntegra aqui.


Associação de saflufenacil para o controle de buva (Conyza spp.) com diferentes estaturas em pré-semeadura da soja

O 2,4-D tem sido um dos herbicidas mais utilizados em associação com o glifosato, principalmente nas aplicações de dessecação em pré-semeadura. Mais recentemente o saflufenacil foi comercialmente introduzido no Brasil, tornando-se um herbicida alternativo para ser usado em mistura ao glifosato no controle de buva (GROSSMANN et al., 2010). Em vista do exposto, este estudo objetivou avaliar a eficiência de saflufenacil associado a herbicidas no controle de buva em diferentes estaturas.

Confira o texto completo aqui.



Embrapa lança nova cultivar de feijão carioca de alta produtividade

Foto: EMBRAPA

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lançou na última sexta-feira (20) a nova cultivar de feijão tipo “carioca” BRS FC406. A cultivar se destaca na safra das águas na Região Central do Brasil pela produtividade, até 20% superior às demais do mercado, além do potencial produtivo de 4.000 quilos por hectares e resistência a doenças como a antracnose e a mancha-angular.

A notícia completa você acessa aqui.


Coinoculação, Molibdênio e Cobalto na cultura da soja: alternativas para incremento de produtividade

O Nitrogênio é uma dos principais macronutriente requeridos pela cultura da soja. Felizmente, através da simbiose com a planta, bactérias fixadoras de nitrogênio do gênero Bradyrhizobium são capazes de fornecer todo o nitrogênio necessário para produtividades médias de até 3600 kg.ha-1, deixando para a cultura sucessora, cerca de 20 a 30 kg.ha-1 de nitrogênio no sistema de produção (Gitti, 2016).

Confira o texto completo aqui.


Para onde podem ir os preços do milho no primeiro semestre de 2021?

O forte desejo da China em recuperar os seus rebanhos de suínos deverá manter elevadas as demandas sobre milho e soja em 2021, com o conseqüente bom nível dos preços externos e internos no Brasil. O maior sinal disto é a elevação de Chicago, que subiu de $3,10 para $ 4,30/bushel e dos prêmios que dobraram de 45 cents/bushel para julho de 2021 em Paranaguá em 20 de setembro, para 100 cents/bushel em 20 de outubro e se acomodaram em 80 cents/bushel nesta sexta-feira.

Confira a notícia completa aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.