Como a coinoculação pode aumentar a produtividade da soja?
Além da inoculação da soja, com bactérias do gênero Bradyrhizobium, as quais por meio da fixação biológica de nitrogênio são capazes de fornecer todo o nitrogênio necessário para boas produtividades de soja e ainda deixar residual do nutriente para a cultura em sucessão (Gitti, 2016), a coinoculação com bactérias do gênero Azospirillum exerce efeito significativo no aumento da produtividade da soja.
Confira o texto completo aqui.
Curiosidade: Pé de soja com 21.425 vagens?
Morador de Santa Carmem desde 1978, quando deixou Quatro Pontes (PR) para ganhar a vida no Centro-Oeste do Brasil, Kappes se especializou no cultivo não-comercial de pés de soja gigantes. Para isso, ele prepara o solo com adubação especial e aplica fungicidas e inseticidas. Questionado sobre os tratos culturais para produzir pés de soja com altura de dois a três metros, ele revela que os galhos são amarrados a uma estrutura de madeira ao redor das plantas para suportar o peso dos grãos.
Confira a matéria completa aqui.
Precisamos da soja brasileira para viver? Vamos começar a produzir soja europeia ou equivalente” diz o presidente Francês
Mais um capítulo da polêmica entre o presidente da França, Emanuel Macron e o Brasil, na última terça feira,12/01, em suas redes sociais o mandatário, que é uma das principais figuras públicas que levantam a bandeira anti-desmatamento da Amazônia, publicou um vídeo em que explica com pretende desenvolver a soja Européia ou equivalente, segundo o mesmo, “depender da soja Brasileira, é endossar o desmatamento da Amazônia”.
Confira o texto completo aqui.
Danos de tripes em soja
É preciso destacar que esses insetos são influenciados pelo clima, sendo mais agressivos em épocas de seca e, somado a isso, o seu ciclo curto favorece o aumento populacional. Além disso, Gamundi & Perotti (2009) constataram em seu estudo que a produtividade de soja submetida ao ataque por tripes foi 11,3% maior nos tratamentos com irrigação.
Confira aqui.
Mapa registra recorde de 95 defensivos de controle biológico em 2020
O Ato n° 70 do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas da Secretaria de Defesa Agropecuária, publicado nesta segunda-feira (11) no Diário Oficial da União, traz o registro de 56 produtos formulados, ou seja, defensivos agrícolas que estarão disponíveis para uso pelos agricultores. Os produtos registrados hoje foram concedidos ainda em 2020.
Confira a notícia completa aqui.