Campeão de concurso de produtividade alcança 248 sacas de milho por hectare ao investir em manejo sustentável

Rows of sprouting maize in fields somewhere in Ukraine

Para elevar a produtividade com sustentabilidade, o manejo do solo é um importante aliado. Cristian Dalben, produtor de Nova Ubiratã (MT), que o diga. O produtor conquistou o primeiro lugar no Concurso de Produtividade Elevada no Campo — Safra de Inverno, organizado pelo Grupo Tático de Aumento de Produtividade (Getap). Em 2,2 hectares de sua fazenda, Dalben atingiu uma produtividade média de 247,88 sacas por hectare na safra 2021/2022, enquanto a média do estado é 102 sc/ha segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Confira aqui.



Produção nacional de grãos é estimada em 312,2 milhões de toneladas na safra 2022/23

A estimativa para a safra 2022/23 indica uma produção de 312,2 milhões de toneladas, 15% ou 40,8 milhões de toneladas superior à obtida em 2021/22. Com a conclusão da semeadura das culturas de primeira safra em dezembro, as atenções se voltam para a evolução das lavouras e os efeitos do comportamento climático, que deverá definir a produtividade. Os números constam no terceiro levantamento da safra de grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), nesta quinta-feira (8). Com relação à estimativa anterior, anunciada em novembro, quando foram projetadas 313 milhões de toneladas, os dados mostram um ajuste no volume total produzido, em função da menor produtividade do milho e redução na área de arroz.

Confira a notícia completa aqui.


Trigo, uma safra para ficar na história

O trigo representa 30% da produção mundial de grãos, sendo o segundo grão mais consumido pela humanidade. O Brasil é o 8º maior importador de trigo do mundo, mas esta posição pode mudar nos próximos anos. Nos últimos cinco anos, a produção brasileira cresceu 76%. Os resultados de 2022 mostram a maior safra de trigo da história do Brasil, chegando aos 9,5 milhões de toneladas de grãos.

Confira mais aqui.


Qual tratamento de sementes concentra mais produto, on Farm ou industrial?

Para contornar esse problema, uma das principais alternativas disponíveis e usuais é o tratamento de sementes com inseticidas e fungicidas, contudo, cabe destacar que de maneira geral, o tratamento de sementes apresente efeito residual limitado. Logo, para reduzir a perda de eficiência dessa prática de manejo, é essencial que o tratamento de sementes seja realizado de forma eficiente.

O tratamento de sementes pode realizado tanto a nível de fazenda (on Farm), quando pela indústria (TIS – Tratamento Industrial de Sementes), ambos apresentando vantagens e desvantagens. Para conhecer as principais diferenças entre ambos, clique aqui!

Saiba mais aqui.


Fertilizantes nitrogenados na semeadura da soja: aplicar ou não?

O sistema de plantio direto (SPD) foi uma das alternativas adotadas para reduzir a erosão dos solos, fenômeno que causa a perda da camada superficial, justamente onde estão localizados a maior parte dos nutrientes, podendo acarretar em outros problemas como o assoreamento e contaminação de rios. Além disso, a camada de palhada sobre a superfície reduz o impacto da gota da chuva, a velocidade de escoamento da água, o selamento da camada superficial e aumenta a infiltração quando aliado às práticas de terraceamento e curvas de nível.

Quer saber? Clique aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.