Pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis): danos e práticas culturais
A espécie se reproduz sem o macho (partenogênese), por isso a velocidade de reprodução é muito rápida. Em condições de estiagem, a população aumenta ligeiramente, ocasionando ataques no pendão e nas gemas florais (Embrapa Trigo, 2006). Chuva e ventos são desfavoráveis ao desenvolvimento da praga. A presença do inseto está relacionada com os desequilíbrios biológicos, principalmente devido ao uso irracional dos inseticidas (Fundação MS).
Veja mais aqui.
Matéria orgânica no solo: importância, manejo e construção
A matéria orgânica do solo (MOS) apresenta capacidade de modificar relações físico-químicas do solo, alterando a disponibilidade de micronutrientes, aumentando relações entre microrganismos do solo e sua fauna edáfica DHALIWAL et. al, (2019).
Sua participação no sistema produtivo vai mais além, a matéria orgânica do solo atua como agente cimentante na formação de agregados do solo, no controle da temperatura do solo, na evaporação de água nas camadas superficiais e fertilidade do solo, sendo parâmetro base para a recomendação da adubação nitrogenada em culturas que não realizam a fixação biológica de nitrogênio.
Confira o texto aqui.
Soja/BR: Soja fecha em baixa com cautela de investidor antes do relatório WASDE
O mercado não estabeleceu um novo patamar, mas voltou ao patamar anterior: na semana anterior a cotação tinha fechado a $1505,50 e havia a dúvida se este seria o teto da nova tendência, formando novo canal de operação mais baixo do que anterior, ou se iria ultrapassar a linha de resistência. Este último foi o que aconteceu, como fica claro no gráfico acima, mas acontecimentos políticos estão pressionando as cotações para baixo novamente e a dúvida continua.
Confira aqui.
CTC do solo, o que é e qual sua importância?
Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).
Saiba mais aqui.
Aplicação prática da escala fenológica na cultura da soja
Estas fases são denominadas fases fenológicas e são definidas por caracteres marcantes, expressos em geral de forma morfológica, mas relacionados à processos fisiológicos (Câmara, 2006). Cientificamente pode ser simples a compreensão das fases da cultura, entretanto, sua observação prática muitas vezes não é constatada por parte dos produtores rurais, fator que pode prejudicar ou impedir o máximo aproveitamento de determinado manejo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar as fases de desenvolvimento da cultura da soja de acordo com características marcantes e relacionar com estas os principais manejos recomendados de acordo com a escala fenológica, permitindo sua utilização de forma prática pelos produtores rurais.
Veja aqui.