Sementes de alto vigor asseguram maiores produtividades da soja

O sucesso da lavoura de soja depende de diversos fatores. Sem dúvida, um dos mais importantes é a utilização de sementes de elevada qualidade, que resultam em plantas de alto vigor com desempenho superior no campo. O uso de sementes de elevada qualidade permite o acesso aos avanços genéticos, com as garantias de qualidade e tecnologias de adaptação nas diversas regiões, assegurando maiores produtividades. Portanto, o estabelecimento da lavoura de soja com sementes da mais alta qualidade é de fundamental importância.

Confira o texto completo aqui.



Helicoverpa punctigera: próxima praga a invadir o Brasil?

Invasões biológicas ocorrem quando uma espécie é transportada para outras áreas, ocupando um espaço fora da sua região de origem. As invasões biológicas de insetos-praga na agricultura ocorrem principalmente devido às mudanças climáticas, com ou sem intermédio humano. Identificar os locais onde uma possível invasão biológica possa ocorrer é de grande importância, principalmente para definir estratégias de manejo eficazes. Um exemplo característico de invasão na agricultura é a Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae), uma espécie altamente destrutiva que causou enorme prejuízo econômico. A espécie foi detectada pela primeira vez no Brasil no ano de 2013, e seu impacto naquela safra foi estimado em 0,8 bilhões de dólares (BUENO; SOSA-GOMÉZ, 2014).

Confira aqui.


Entupimento de pontas de pulverização: um velho problema

Conforme destacado pelo professor e pesquisador Marcelo Madalosso, a retenção de impurezas nas peneiras (filtros) das pontas de pulverização é uma das principais causas do entupimento. Embora possa haver relação entre a deposição de sedimentos com diâmetro da malha do filtro da ponta de pulverização, Madalosso destaca que o volume de calda empregado na pulverização também pode exercer influência no entupimento das pontas de pulverização, sendo mais comum observar entupimento em pulverização com baixo volume de calda.

Confira aqui.


Soja convencional tem rentabilidade superior à soja transgênica em Mato Grosso

A soja convencional está dando bons resultados para o produtor rural de Mato Grosso. O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) calculou que, em agosto, para os custos de produção safra 2021/22, a rentabilidade da soja convencional estava mais de R$ 833,00 por hectare acima da soja transgênica.

“O produtor rural precisa fazer contas e perceber que é bem rentável plantar e comercializar soja convencional”, indicou César Borges, presidente do Instituto Soja Livre (ISL), entidade que tem como objetivo fomentar a cadeia da soja não transgênica no Brasil.

Confira a notícia aqui.


Como a produtividade da soja aumenta com um inverno bem conduzido

Créditos: Divulgação Biotrigo/Ricardo Maia

A produtividade da soja é favorecida em diversos aspectos pela presença de uma boa lavoura de inverno. Cobrir o solo na entre safra é uma opção rentável tanto para as pequenas, médias, como nas grandes propriedades. As culturas de inverno diversificam a fonte de renda, além de promover melhoras significativas no sistema de produção como um todo. Essa é a principal temática do Giro Técnico Digital Brasil, evento promovido pela Biotrigo Genética, que contará com o painel ‘Como colher mais soja fortalecendo o sistema produtivo no inverno’. Telmo Amado, mestre e doutor em Ciência do Solo, e Mauro Rizzardi, mestre e doutor em Fitotecnia, abordarão os principais detalhes sobre o manejo de solo e de ervas daninhas, respectivamente.

Confira mais sobre o Giro Técnico Digital aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.