Análise e tendências do clima para o período de fevereiro, março e abril de 2022

Grandes volumes de chuva e altas temperaturas foram os destaques no primeiro mês de 2022. Acumulados de chuva acima da média ocorreram nas Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. Na Região Sul, o maior destaque foi a onda de calor.

Na Região Nordeste, janeiro foi marcado pelas fortes chuvas que atingiram o estado do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com volumes entre 200 e 350 mm. Também foram observados volumes significativos no Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, com totais entre 90 e 250 mm.

Confira aqui.



CHICAGO: Soja volta a subir forte com temores sobre o clima na América do Sul

FECHAMENTOS: O contrato de março22 de soja em grão voltou a fechar em forte alta de 2,19% ou 34,0 cents/bushel a $ 1585,25; o contrato de maio22, importante para as exportações brasileira, fechou em alta de 2,14% ou $ 33,25 cents a $ 1554,75. O contrato de farelo de soja fechou também em forte queda de 1,62% ou 7,4/ton curta a $ 449,2 e o contrato de 0,05 óleo de soja fechou novamente em leve alta de 0,05% ou 0,03/libra-peso a $ 65,75.

Confira a análise completa aqui.


Emater indica quebra de 55% no milho e de 44% na soja no RS

A Emater/RS-Ascar divulgou no sábado (12/02) a terceira edição do Boletim Evento Adverso – Efeito da Estiagem nas Principais Atividades Agrícolas do Rio Grande do Sul, com informações levantadas no período de 25/01 a 04/02 nas unidades operativas da Instituição, e a Segunda Estimativa da Safra de Verão 2021/2022.

De acordo com o Boletim Adverso, até o momento cerca de 257 mil propriedades foram atingidas pelos efeitos da estiagem, além de aproximadamente 17,3 mil famílias com dificuldades ao acesso à água.

Confira o boletim aqui.


Capim-pé-de-galinha apresenta resistência a herbicidas?

Visando estabelecer condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento vegetal, reduzir a presença de plantas daninhas em meio a culturas agrícolas é determinante para o melhor aproveitamento de recursos como água, radiação solar e nutrientes. Plantas daninhas competem com culturas agrícolas por esses recursos, causando significativa redução da produtividade além de servirem como ponte verde para a sobrevivência de diversas pragas e doenças.

Confira o texto completo aqui.


Sistema Antecipe reduz risco climático para milho safrinha em MS

Foto: Orismar Spíndola – Divulgação Embrapa

Semear o milho em até 20 dias antes da colheita da soja, na linha intercalar, garantindo que a implantação e o ciclo de cultivo ocorra em período mais adequado, parecia sonho, mas é realidade, graças a mais de 13 anos de pesquisas feitas pela Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG). Nessa fase, não há luta do milho com a soja, e no momento da colheita, esta operação mecanizada não impactará no posterior desenvolvimento do milho. Alguns estados já estão adotando a tecnologia do Sistema Antecipe – nome bem usado.

Confira aqui.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.