Nitrogênio: importância, manejo e sintomas de deficiência

O nitrogênio pode ser absorvido por diferentes formas na planta, sendo que sua absorção pode ser oriunda da atmosfera, ou solo nas formas N2, NH4+ e NO3. A principal forma de absorção na maioria das culturas é NO3 por conta do processo de nitrificação que ocorre no solo. Para as culturas com capacidade de realizar a Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN) como a soja por exemplo, a maior absorção do elemento se dá na forma de N2.

Confira o texto aqui.


CTC do solo, o que é e qual sua importância?

Uma dessas características, está relacionada a presença de cargas elétricas nos colóides do solo que possibilitam a troca de cátions, também conhecida como CTC (capacidade de troca de cátions). A capacidade de troca de cátions (CTC) corresponde à soma das cargas negativas nas partículas microscópicas do solo (fração argila, e matéria orgânica) retendo os cátions, tais como cálcio (Ca2+), magnésio (Mg2+), potássio (K+), sódio (Na+), alumínio (Al3+) e hidrogênio (H+). A importância da CTC refere- se não só a retenção de cátions, mas também da água, além de ter direta relação com a estruturação e consistência do solo (Souza; Lima; Teixeira., 2009).

Confira aqui.



A importância da granulometria no calcário agrícola

Muitos produtores rurais devem ter a dúvida: calcário agrícola é tudo igual? A resposta é “não”. Aplicações de campo conduzidas pela indústria produtora deste mineral mostram que a granulometria do calcário agrícola é um fator primordial para obter resultados mais eficientes na lavoura, comparado ao produto tradicional. Quanto mais fina for a fração do calcário, mais rápido é o tempo de reação, absorção e correção do solo.

O calcário tipo fyller – possui a menor granulometria hoje no mercado – é o que apresenta resultados mais eficientes em sua aplicação no campo. Ele é obtido por meio do processo de moagem fina, conhecida como uma rocha sedimentar com alta concentração de carbonato de cálcio. A tecnologia mais utilizada para obter a moagem fina é o moinho de bolas, um tipo de máquina cilíndrica usada para triturar minérios e outros materiais.

Confira o texto aqui.


Nota Técnica aborda uso racional de fertilizantes na adubação do trigo

Intitulada “Fertilização equilibrada é estratégia para a produtividade do trigo em tempos desafiadores no mercado de fertilizantes minerais”, a Nota Técnica busca elucidar o produtor sobre a importância de conhecer as necessidades do solo para a utilização racional e eficiente dos fertilizantes na cultura do trigo nesta safra de 2022. Analisar a reserva de nutrientes no solo, oriunda de fertilizações de anos anteriores, e explorar a possibilidade de investir em outros nutrientes, como enxofre, cálcio, magnésio, boro e molibdênio, são algumas das orientações listadas.

Confira a nota aqui.


Agricultor familiar poderá negociar dívidas por contratação de crédito rural

Foto: Marco Antônio Lenz Scotto

O agricultor familiar que adquiriu empréstimo para produção rural junto aos bancos e demais instituições financeiras e não conseguiu pagá-las terá a oportunidade de negociar as dívidas. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional publicou a Portaria 4733/2022 que regulamenta o Programa de Liquidação com descontos para agricultura familiar com base na Lei 14.275/2021.

Confira aqui.


Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.