InícioDestaqueDestaques da semana Mais Soja

Destaques da semana Mais Soja

O Brasil leva para o mundo uma rica produção agrícola

A agricultura no Brasil passou por um período de transformação durante o século XX. Com investimento em ciência, universidades e outros centros de pesquisa como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) foram sendo construídos por todo o Brasil, impulsionando o desenvolvimento da produção agrícola nas diferentes regiões do País.

Dessa forma, a agricultura brasileira se tornou bastante diversificada, com tecnologias adaptadas às condições edafoclimáticas (clima e solo) de cada região. O que tornou cada região especializada em diferentes produtos agrícolas.

Confira o texto completo aqui.


HVO: O diesel verde que promete ser mais sustentável e menos poluente começa a ser testado no Brasil

Em 2021, o setor de transportes foi responsável por 32,5% do consumo de energia no Brasil, tendo essa energia tem origem predominantemente do petróleo. No caso do transporte de cargas rodoviário, o biodiesel cresceu 6,5% impulsionado pelo avanço de sua contraparte fóssil e devido à entrada em vigor do B13 no primeiro trimestre. Como consequência destes movimentos, o setor de transportes do Brasil apresentou uma matriz energética composta por 23% de fontes renováveis em 2021 (BEN, 2022).

Confira a notícia aqui.



Produtores gaúchos e paranaenses deverão produzir 86% do trigo brasileiro nesta safra

A produtividade do trigo no Rio Grande do Sul está estimada em 50 sacos por hectare (sc/ha), ou cerca de 3 mil kg/ha. Mas, até o momento, as condições das lavouras demonstram potencial para ultrapassar 60 sc/ha na média. “Com novos herbicidas no mercado, os produtores conseguiram fazer um bom controle do azevém, evitando competição desta invasora com o trigo na lavoura. Ainda, a eficiência no uso da adubação nitrogenada foi elevada visto que, no momento da aplicação, as precipitações foram moderadas”, avalia Marcelo Klein, após uma rodada de visitas a lavouras no norte e noroeste do RS, onde está concentrada a produção de trigo no estado. “No quesito às doenças, não verificamos grande incidência de manchas foliares, apenas oídio, mas em baixa frequência e controle satisfatório que não deverá impactar no rendimento final”, conclui.

Confira a análise aqui.


Governo Argentino aumenta o custo do financiamento para os agricultores que retêm a safra de soja e não a vendem

O Banco Central da Argentina (BCRA) emitiu um comunicado, na última quinta feira, dia 08.09, informando que irá aumentar o custo do financiamento para os agricultores que retêm a safra de soja e não a vendem. Tal ação é motivada pois país busca aumentar exportações agrícolas para consequentemente aumentar suas reservas monetárias em dólar, cada vez menores.

A taxa mínima estabelecida pelo Banco Central para que um produtor que não liquide sua safra tenha acesso a um empréstimo equivale a 120% da taxa de política monetária, que atualmente é 69,5% em termos nominais anuais e 96, 81% em termos efetivos.

Confira a notícia completa aqui.



Aplicação prática da escala fenológica na cultura da soja

Estas fases são denominadas fases fenológicas e são definidas por caracteres marcantes, expressos em geral de forma morfológica, mas relacionados à processos fisiológicos (Câmara, 2006). Cientificamente pode ser simples a compreensão das fases da cultura, entretanto, sua observação prática muitas vezes não é constatada por parte dos produtores rurais, fator que pode prejudicar ou impedir o máximo aproveitamento de determinado manejo. Neste contexto, o presente trabalho tem por objetivo caracterizar as fases de desenvolvimento da cultura da soja de acordo com características marcantes e relacionar com estas os principais manejos recomendados de acordo com a escala fenológica, permitindo sua utilização de forma prática pelos produtores rurais.

Confira o trabalho submetido no II COMSOJA aqui.

Tenha seu trabalho publicado no portal Mais Soja, acesse aqui e submeta seu resumo expandido no V COMSOJA

 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares