Inoculação com Azospirillum promove o aumento da produtividade do trigo?

O uso de biotecnologias na agricultura tem crescido nos últimos anos em função dos benefícios observados na sustentabilidade e produtividade das lavouras. Uma das ferramentas mais utilizadas é a inoculação das culturas com bactérias benéficas, sendo um dos gêneros mais empregados, o Azospirillum.

Veja o texto completo aqui.


Nova espécie de cigarrinha do milho capaz de transmitir enfezamentos é observada em Goiás

Fonte: Ferreira et al. (2023)

Esses enfezamentos são transmitidos pela cigarrinha do milho (Dalbulus maidis), até então considerada o único vetor das doenças no Brasil. Levando em consideração que os enfezamentos só acometem a cultura do milho através da transmissão dos molicutes pela cigarrinha (Dalbulus maidis), o manejo e controle da doença tem sido voltado nas últimas safras ao combate à cigarrinha, pela eliminação do vetor.

Contudo, recentemente um estudo desenvolvido por Ferreira et al. (2023) relatou a ocorrência de outra espécie de cigarrinha no milho, que não a Dalbulus maidis, que também possui a capacidade em transmitir fitoplasmas.

Confira o texto aqui.



Maior Semeadora do Brasil é lançada na Bahia Farm Show

Fonte: Assessoria

Vai ser na principal feira de agronegócio do nordeste, a Bahia Farm Show que a fabricante alemã de maquinas e implementos agrícolas HORSCH lança a Dakar NT, de 106 linhas, que passa a ser a maior semeadora do mercado brasileiro.  O novo equipamento possui espaçamento de 17cm, dosador elétrico para adubo e semente, sistema pantográfico com pressão hidráulica nas linhas o que proporciona uniformidade na colocação das sementes. Tem ainda tanque co capacidade para 8.500 litros de insumos, divididos em 4.5 mil para adubo e 4 mil para sementes e está disponível também nas versões 70 e 88 linhas. “É um produto que tem foc no plantio de culturas de inverno e cobertura de solo, explica o CEO da HORSCH do Brasil, Rodrigo Duck.

Veja mais aqui.


Bactérias do gênero Bacillus sp. são eficientes para promover o crescimento da soja?

Cada vez mais os bioinsumos vêm ganhando espaço na agricultura, alavancados principalmente pelo baixo custo e boas contribuições para o crescimento e desenvolvimento vegetal, possibilitando o aumento da sustentabilidade e lucratividade das lavouras agrícolas. Um exemplo clássico são as bactérias do gênero Bradyrhizobium, capazes da atuar na fixação biológica de Nitrogênio (FBN), promovendo todo o Nitrogênio (N) necessário para boas produtividades de soja, sem a necessidade de realizar a adubação nitrogenada na cultura (Gitti, 2016).

Veja tudo aqui.


Fungicidas no tratamento de sementes prejudicam a inoculação?

É consenso que a inoculação da soja com bactérias do gênero Bradyrhizobium traz significativa contribuição para a sustentabilidade e produtividade da cultura. Por meio de uma relação simbiótica com a planta, essas bactérias são capazes de realizar a fixação biológica de nitrogênio (FBN), fornecendo todo o nitrogênio necessário para produtividades de até 3.600 kg ha-1, além de proporcionar valores entre 20 e 30 kg ha-1de Nitrogênio para a cultura em sucessão (Gitti, 2016).

Confira Fungicidas no tratamento de sementes prejudicam a inoculação?.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.