Com o advento de novas tecnologias na pulverização agrícola, os drones agrícolas vêm ganhando espaço no manejo fitossanitário das lavouras. Estudos desenvolvidos pela Embrapa Soja (PR) comprovaram o bom desempenho de drones agrícolas como veículos de pulverização no controle de pragas como o percevejo-marrom e a lagarta-falsa-medideira Rachiplusia nu.
As pesquisas comprovam que o uso de drones é capaz de atingir a praga em partes das plantas de soja que, normalmente, não são alcançadas pelos métodos tradicionais de pulverização, como o interior do dossel. A combinação do espectro de gotas do pulverizador, ponta, pressão de trabalho e concentração de produtos na calda, e do efeito do movimento das hélices do drone (downwash) proporciona maior penetração de inseticida no interior do dossel da soja, aumentando a eficiência de controle (Embrapa, 2022).
Drone no controle de pragas e doenças
Os ensaios desenvolvidos pela Embrapa Soja demonstram que a pulverização com drone proporciona melhor depósito do inseticida no terço inferior das plantas de soja. Já nos terços superior e médio da soja e depósito foi equivalente aos demais tratamentos avaliados.
Resultados obtidos por Bassetto Filho et al. (2021) comprovam que, a pulverização com drone, utilizando 10 L de calda ha-1 apresenta desempenho de controle do percevejo-marrom equivalente a pulverização com trator utilizando volumes de calda de 36 L e 80 L ha-1 e costal com 200 L ha-1. Os autores ainda destacam que o desempenho de controle de percevejo obtido com diferentes tecnologias de aplicação não depende do volume de calda utilizado, mas da combinação adequada de ponta de pulverização e pressão de trabalho, além de condições ambientais favoráveis.
Com relação ao controle de doenças fungicidas, um estudo conduzido por Soares et al. (2023) demonstrou que uso de drone para pulverização de fungicidas é eficiente no controle da ferrugem-asiática. Avaliando a cobertura e depósito de fungicida pulverizado com drone, via pulverizador tratorizado de arrasto e com pulverizador costal, Soares et al. (2023) observaram que, embora um menor percentual de cobertura do dossel tenha sido notado com o uso do drone em comparação aos outros métodos de pulverização, a deposição de ingrediente ativo do fungicida foi igual entre as tecnologias no dossel superior e médio, mas superior para o drone no baixeiro da soja (figura 1).
Figura 1. Deposição de ingrediente ativo do fungicida em três diferentes alturas do dossel de plantas de soja, pulverizadas com diferentes tecnologias de aplicação.
Contudo, conforme observado por Soares et al. (2023), há uma grande variabilidade da distribuição de defensivos nos terços do dossel da planta, independentemente da tecnologia de aplicação utilizada, o que demonstra a dificuldade de se atingir o baixeiro da planta em estádios mais avençados do seu desenvolvimento. Sobretudo, pode-se dizer que os drones apresentam eficiência na pulverização agrícola, possibilitando inclusive a maior concentração de ingrediente ativo dos defensivos no terço inferior da planta.
No entanto, vale lembrar que o drone trabalha com um volume de calda significativamente menor em comparação aos pulverizadores tratorizados, o que requer maior cuidado com condições climáticas e ambientais no momento das aplicações.
Veja mais: Preparo da calda de pulverização
Referências:
BASSETTO FILHO, J. J. et al. CONTROLE DO PERCEVEJO Euschistus heros EM SOJA COM INSETICIDAS QUÍMICOS PULVERIZADOS COM DRONE. Embrapa Soja, XVI Jornada Acadêmica da Embrapa Soja: Resumos expandidos, Documentos, n. 440, 2021. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/231160/1/PGS-124-130-n.pdf >, acesso em: 07/03/2024.
EMBRAPA. DRONES SÃO CAPAZES DE MELHORAR PULVERIZAÇÃO PARA CONTROLE DE PRAGAS DA SOJA. Embrapa, News, 2022. Disponível em: < https://www.embrapa.br/en/busca-de-noticias/-/noticia/69239452/drones-sao-capazes-de-melhorar-pulverizacao-para-controle-de-pragas-da-soja#:~:text=Cientistas%20da%20Embrapa%20Soja%20(PR,%2Dfalsa%2Dmedideira%20Rachiplusia%20nu. >, acesso em: 07/03/2024.
SOARES, R. M. et al. COBERTURA E DEPÓSITO DE FUNGICIDA PULVERIZADO COM DRONE NA CULTURA DA SOJA. Embrapa, 2023. Disponível em: < https://www.researchgate.net/publication/377489959_COBERTURA_E_DEPOSITO_DE_FUNGICIDA_PULVERIZADO_COM_DRONE_NA_CULTURA_DA_SOJA_COVERAGE_AND_DEPOSIT_OF_FUNGICIDE_SPRAYED_WITH_DRONE_IN_SOYBEAN_CULTURE >, acesso em: 07/03/2024.
SOARES, R. M. et al. CONTROLE DA FERRUGEM-ASIÁTICA DA SOJA COM FUNGICIDAS PULVERIZADOS COM DRONE AGRÍCOLA. Embrapa Soja, Resumos expandidos da 38ª Reunião de Pesquisa de Soja, 2023. Disponível em: < https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1156512/1/p-132-ETC-1-RPS-2023-res-exp-2-14.pdf >, acesso em: 07/03/2024.