O Brasil já semeou 6,6 milhões de hectares em plantações de arroz. A safra era a de 1980/1981. Foi a maior área já cultivada com o grão na série histórica levantada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Naquela época, foram colhidas 8,6 milhões de toneladas de arroz, o que significou uma média de 1,3 tonelada a cada hectare plantado.

Hoje, na safra 2019/2020, o agro brasileiro semeia apenas cerca de 1,7 milhão de hectares. A redução da área plantada foi de 74,9% ao longo de 39 anos. O mais incrível dessa história é que a produção de arroz cresceu! São estimadas 11,2 milhões de toneladas nessa atual colheita. Isso significa que o Brasil colhe uma média de 6,7 toneladas de arroz por hectare. É a maior produtividade já vista pelos produtores de arroz no Brasil.

O resultado é cinco vezes maior do que há quatro décadas. É importante ressaltar que o número representa uma média. Significa que algumas regiões produtoras de arroz do País colham ainda mais. Segundo dados do IBGE, de 2018, o município campeão de produtividade foi Santo Amaro da Imperatriz (SC), que fica na região metropolitana da capital Florianópolis. Em 27 hectares plantados, o rendimento foi de 16,2 toneladas por hectare.

O segredo

Qual segredo está por trás dessa “explosão” de produtividade na lavoura de arroz? Segundo a engenheira agrônoma Gabriela Fonseca, o pulo do gato está na ciência agronômica brasileira.

“O Irga junto com a Embrapa desenvolveu variedades melhoradas”, explica Gabriela. Ela é pesquisadora da área de Melhoramento Genético do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), unidade de pesquisa ligada ao governo estadual do Rio Grande do Sul e com sede na capital, Porto Alegre. “Variedades americanas também entraram para compor o time de plantas que também promoveram o crescimento na produtividade de arroz no País.” Segundo ela, além do melhoramento genético de plantas mais resistentes e produtivas, houve uma série de recomendações técnicas que ajudaram o produtor a colher mais.

Entre essas recomendações estão o controle químico de pragas e doenças, a mecanização ? nas operações de plantio e colheita, além de um ajuste na hora certa de plantar. “A combinação de plantios de soja e a criação de gado em áreas de cultivo de arroz, a chamada Integração Lavoura-Pecuária, também está ajudando o agricultor a produzir mais”, diz a pesquisadora.

Onde se produz mais arroz?

O grande celeiro do arroz brasileiro é justamente o Rio Grande do Sul, onde o predomínio é do arroz irrigado. O Estado detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Conab. Confira abaixo o 5 Estados que mais produzem arroz no Brasil.

Estado Produção (em mil toneladas) Participação (%)
Rio Grande do Sul 7.866,9 70,4%
Santa Catarina 1.211,8 10,8%
Tocantins 660,2 5,9%
Mato Grosso 404,8 3,6%
Maranhão 153,8 1,4%

 

E aí, gostou da matéria? O AgroSaber continua a missão de trazer boas informações aos seus leitores. Clique aqui e confira tudo que o AgroSaber produz de boas informações.

Fonte: AgroSaber 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.