InícioDestaqueEmpresas do RS contabilizam perdas na soja e seguem com operações comprometidas...

Empresas do RS contabilizam perdas na soja e seguem com operações comprometidas por conta das enchentes

A tragédia climática no Rio Grande do Sul, que completou mais de trinta dias nessa semana, segue trazendo prejuízos. Na área da soja, as perdas são significativas e algumas empresas seguem fora de operação, seja por conta dos desdobramentos dos alagamentos, seja por conta do desabastecimento de matéria-prima.

A Bianchini S/A – Indústria, Comércio e Agricultura, relatou à Safras News que registrou perdas tanto de soja quanto de farelo por conta das inundações na unidade de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, e segue levantando os prejuízos financeiros. A empresa informou ainda que está tentando fazer a recuperação de motores elétricos que foram afetados pela água, bem como da estrutura de mobiliário, que foi praticamente toda perdida devido à enchente, na tentativa de retomar as operações.

Segundo dados disponibilizados pela Bianchini S/A em seu site, a unidade produtiva de Canoas tem capacidade de esmagar 800 mil toneladas de soja por ano e de produzir 380 mil metros cúbicos de biodiesel. Já a capacidade de armazenagem de soja da empresa em Canoas é de 11 mil metros cúbicos de óleo, 335 mil toneladas de soja, 24 mil metros cúbicos de biodiesel e 5 mil metros cúbicos de glicerina.

A HT Nutri Alimentos Ltda, de Camaquã, na região centro-sul do Rio Grande do Sul, não chegou a ser atingida por inundações, mas foi diretamente impactada pelo desabastecimento de soja. De acordo com fonte ouvida pela Safras News, por conta da interrupção total de rodovias da região, a empresa ficou desabastecida de oleaginosa durante todo o mês de maio e ainda enfrenta dificuldades para recebimento neste começo de junho.

A HT Nutri Alimentos Ltda atua no esmagamento de soja para transformá-la em proteínas de alimentação humana e atende frigoríficos de todo Brasil e a exportação, com proteínas texturizadas e concentradas. A empresa consome apenas soja de bom padrão, com origem nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

A fonte ressalta que a empresa até tentou buscar soja proveniente do estado, mas que ela estava totalmente fora de padrão, uma vez que parte da produção foi arruinada. Com uma capacidade de esmagamento de duas mil toneladas de soja mensais, a HT Nutri Alimentos Ltda estima que deixou de faturar com vendas ao redor de R$ 10 milhões até o momento.

Acompanhe a Safras News no site. Siga também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Autor/Fonte: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

FONTE

Autor:Safras News

Site: Safras News

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares