Com a adoção do plantio direto, inúmeros benefícios foram atribuídos ao sistema de produção, como o aumento da produtividade, a diminuição de erosões superficiais e diminuição de perdas de nutrientes do solo. Contudo, com a adoção desse sistema em conjunto ao cultivo de soja com a tecnologia RR a qual permite a utilização de glifosato para o controle de plantas daninhas, algumas plantas acabaram desenvolvendo resistência ou tolerância ao herbicida.

Uma das principais plantas daninhas que desenvolveu a resistência é a Buva (Conyza sp.), planta que apresenta considerável interferência na produtividade da soja.

Veja também: Interferência da buva e capim-amargoso na soja

Pensando no controle pós-emergente da buva e outras plantas daninhas causadoras de problemas na cultura da soja e milho, a Corteva Agriscience traz a tecnologia Enlist® para estas culturas. Trata-se de uma biotecnologia que permite a utilização dos herbicidas 2,4-D, glifosato e glufosinato de amônio para o controle de plantas daninhas em pós-emergência na cultura da soja. Já para o milho a biotecnologia Enlist® além dos herbicidas citados anteriormente, ainda permite a utilização do herbicida haloxifope, sendo tolerante a este. A biotecnologia é empregada em materiais genéticos de alta produtividade, além disso, quando associada a outras biotecnologias como a Bt, podem se tornar uma ótima opção também para o manejo de pragas.

Figura 1. Soja e Milho Enlist®.Quer conhecer mais sobre a tecnologia? Clique na imagem abaixo.

Fonte: enlist.com.br

Mas quando posso usar a Enlist®?

Conforme informações da Corteva, a empresa que teria data de lançamento estipulada para 2019 e ampla disponibilidade para safra 2020 precisou adiar o lançamento do material que agora é esperado para safra 2021/2022. O produto ainda aguarda liberação da China para comercialização, visto que o pais é o maior importador de soja do Brasil.

Entretanto, a expectativa é grande, pois se trata de uma nova ferramenta que pode auxiliar fortemente no manejo e controle de plantas daninhas nas culturas da soja e milho.

Veja também: Nova soja resistente a lagartas – Conheça a Tecnologia Intacta Xtend®



Referências:

CORTEVA AGRISCIENCE. A MELHOR OPÇÃO PARA SUA PRODUTIVIDADE EVOLUIR. Disponível em: < https://www.corteva.com.br/produtos-e-servicos/tecnologias/sistema-enlist.html>, acesso em: 28/05/2020.

ENLIST. Disponível em: <http://enlist.com.br/>, acesso em: 28/05/2020.

R7. CORTEVA ADIA LANÇAMENTO DE SOJA ENLIST NO BRASIL PARA 2021/22. Disponível em: < https://noticias.r7.com/economia/corteva-adia-lancamento-de-soja-enlist-no-brasil-para-202122-30012020>, acesso em: 28/05/2020.

Sobre o autor: Maurício Siqueira dos Santos, Engenheiro Agrônomo formado pela UFSM. Atualmente Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFSM e Integrante da Equipe Mais Soja.

Nenhum comentário

Deixar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.