Popularmente conhecida como leiteiro, amendoim bravo, café-do-diabo, diabo do leiteiro, entre outros nomes populares (Adegas et al., 2020), a espécies Euphorbia heterophylla é uma planta daninha anual, com reprodução por sementes, muito comum em lavouras anuais.
Conforme destacado por Meschede et al. (2002), a presença dessa daninha em lavouras de soja pode causar perda produtiva diária de até 5,15 kg.ha-1. Dessa forma, fica evidente o impacto causado pelo leiteiro e sua interferência na cultura da soja, sendo de fundamental importância o controle do leiteiro para evitar perdas produtivas.
Embora o leiteiro seja considerado uma planta indesejada em meio a culturas agrícolas, seu controle nem sempre é eficiente. Isso porque o leiteiro é uma complexa planta daninha, com resistência conhecida a herbicidas, o que torna seu manejo e controle ainda mais difícil.
Os herbicidas são as ferramentas mais usuais para o controle de planta daninhas em culturas comerciais como a soja, e com a inserção da Soja Roundup Ready (RR), o glifosato passou a ser o herbicida mais utilizado para o controle de plantas daninhas em pós-emergência da cultura.
Embora já houvesse relatos de casos de resistência simples do leiteiro a herbicidas inibidores da ALS e resistência múltipla a herbicidas inibidores da ALS e PROTOX, o leiteiro ainda vinha sendo controlado com certa eficiência com o glifosato, entretanto, em 2019 foi relatado um caso de resistência dessa planta daninha e herbicidas inibidores da EPSPs, mais especificamente ao glifosato (tabela 1).
O preocupante fato torna necessário reavaliar o manejo e controle do leiteiro utilizando o glifosato. Não necessariamente o caso de resistência do leiteiro a esse herbicida torne inviável sua utilização, entretanto, é preciso cautela na utilização do glifosato para que novos casos de resistência não venham a ocorrer, buscando entre outras alternativas, o uso de herbicidas de diferentes mecanismos de ação.
Para isso, é essencial conhecer os casos de resistência do leiteiro a herbicidas a fim de melhor adequar práticas de manejo e posicionamento de herbicidas. Confira os casos relatados de resistência do leiteiro a herbicidas na tabela 1.
Veja mais: Leiteiro em soja – danos e controle com pré-emergentes
Tabela 1. Casos de resistência do leiteiro (Euphorbia heterophylla) a herbicidas no Brasil.
Referências:
ADEGAS, F. S. et al. Euphorbia heterophylla: UM NOVO CASO DE RESISTÊNCIA AO GLIFOSATO NO BRASIL. Embrapa, Circular Técnica, n. 98, 2020. Disponível em: < https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1121045/1/ComTec98.pdf >, acesso em: 27/07/2021.
HEAP, I. THE INTERNATIONAL HERBICIDE-RESISTANT WEED DATABASE, 2021. Disponível em: < http://weedscience.org/Pages/Species.aspx >, acesso em: 27/07/2021.
MESCHEDE, D. K. et al. PERÍODO CRÍTICO DE INTERFERÊNCIA DE Euphorbia heterophylla NA CULTURA DA SOJA SOB BAIXA DENSIDADE DE SEMEADURA. Planta Daninha, Viçosa-MG, v.20, n.3, p.381-387, 2002. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pd/a/Y5Xp3KtYvcwVRKP4T9C3dsg/?lang=pt&format=pdf >, acesso em: 27/07/2021.
MESCHEDE, D. K. et al. PERÍODO CRÍTICO DE INTERFERÊNCIA DE Euphorbia heterophylla NA CULTURA DA SOJA SOB BAIXA DENSIDADE DE SEMEADURA. Planta Daninha, Viçosa-MG, v.20, n.3, p.381-387, 2002. Disponível em: < https://www.scielo.br/pdf/pd/v20n3/08.pdf >, acesso em: 04/05/2021.