A colheita de trigo no Paraná avançou para 63% da área semeada, estimada atualmente em 1,19 milhão de hectares. Houve uma pequena correção para cima, visto que as estimativas iniciais apontavam uma área de 1,18 milhão, porém a produção foi revista para baixo.
A expectativa agora é de uma colheita de 3,57 milhões de toneladas de trigo, 11% abaixo do potencial produtivo (3,99 milhões). Parte desta revisão se deu em função da estiagem no Norte e Centro-Oeste do estado, onde a quebra foi estimada em 11%; e outra parte, mais representativa, no Oeste e Sudoeste, onde as geadas e as chuvas em excesso geraram retrações de 30% e 16%, respectivamente.
Nestas áreas já colhidas, exclusivamente, a produtividade está estimada em 2.700 kg/ha. As lavouras a colher no Paraná estão concentradas na região Sul, onde, normalmente, as produtividades superam 3.600 kg/ha. Embora as doenças e seu controle sejam um problema, o potencial produtivo dessas lavouras mais tardias está mantido.
Além dos danos quantitativos, há mais de um mês temos colhido trigos prejudicados em termos de qualidade, gerando um volume significativo em relação ao total da safra, prejudicando o produtor em relação à rentabilidade e dificultando o abastecimento dos moinhos.
Fonte: Departamento de Economia Rural – Deral