Maringá – Norte do estado
A semana foi com ocorrências de chuvas na região, que variaram entre 20 mm até 40 mm nos municípios. Hoje o dia amanheceu parcialmente nublado, temperatura ao redor de 12°C, e umidade relativa do ar em 83% (UEM).
Segundo o Climatempo, não há previsão de chuvas para o final de semana, no entanto, há previsão de queda de temperatura e risco de geadas ao amanhecer para o sábado e domingo.
Ponta Grossa – Centro-Sul do estado
A semana começou com tempo bom, porém a partir de quarta-feira o clima mudou e ocorreram chuvas na região, variando de 5 mm `a 30 mm. Os maiores volumes pluviométricos foram registrados mais ao norte do Núcleo Regional de Ponta Grossa (Arapoti, Piraí do Sul, Ventania, Ortigueira e Tibagi).
Devido as chuvas, as atividades foram interrompidas sendo que parte delas retomadas ainda ontem. Entre as principais atividades agrícolas está a colheita de milho de segunda safra, o plantio de trigo, em fase final.
As doenças mais frequentes no trigo são o oídio e manchas foliares, enquanto que as lagartas e os percevejos, este último remanescentes das culturas de verão, fazem parte da maior incidência de pragas.
Ressalta-se que ambas vêm sendo controladas com produtos específicos e que se mantém o potencial produtivo. Hoje o tempo amanheceu parcialmente nublado, com temperaturas mínimas em torno de 5ºC, sem ocorrências de chuvas.
A previsão para o final de semana, segundo os institutos meteorológicos, é de forte queda nas temperaturas, podendo inclusive ficarem negativas, com formação de geadas em vários municípios da região.
Toledo – Oeste do estado
Hoje amanheceu com temperatura de 4°C de mínima e com máxima prevista de 11°C, sem precipitação, segundo o Climatempo. O trigo segue nas seguintes fases: 60% em desenvolvimento vegetativo, 30% em floração e 10% em frutificação. Em caso de geada, dependendo da sua intensidade poderá resultar em perda, haja visto que temos áreas em fase suscetível.
Jacarezinho –Nordeste do estado
Maioria das lavouras de trigo estão na fase de desenvolvimento, no entanto as condições climáticas das últimas semanas estão favorecendo o aumento de pragas e doenças, desta forma os produtores intensificaram o controle fitossanitário em suas lavouras.
Londrina – Norte do estado
As lavouras de trigo, entre outras culturas, sofreram com déficit hídrico do solo na região. Amanhã a previsão é de queda brusca na temperatura, como em todo o Estado, deixando produtores em alerta com possíveis perdas.
Fonte: T&F Agroeconômica