Em vídeo divulgado no canal do Youtube Professores Alfredo & Leandro Albrecht, Corina, integrante do grupo Supra Pesquisa e pesquisadora da UFPR, mostra quais os mecanismos de ação dos principais herbicidas utilizados atualmente nas lavouras e destaca a diferença entre mecanismo e modo de ação.
Opções no controle de Buva e Resistência aos Herbicidas
No vídeo, que é o primeiro episódio de uma série de novos episódios que serão lançados sempre aos domingos, a pesquisadora Corina Colombari explica as diferenças entre os mecanismos de ação e o modo de ação dos herbicidas, destacando os principais sintomas dos principais mecanismos de ação.
Veja, na tabela a seguir, os mecanismos, alguns exemplos e sintomas que foram destacados pela pesquisadora.
A fonte dessas informações foi retirada do livro Biologia e manejo de plantas daninhas. Curitiba, Brasil: Omnipax, 2011.
Diferença entre mecanismo de ação e modo de ação:
Mecanismo de ação: diz respeito ao primeiro ponto do metabolismo da planta onde o herbicida vai agir, normalmente é o primeiro de uma série de eventos metabólicos que resultam na expressão final do herbicida na planta.
Modo de ação: se refere ao conjunto desses eventos metabólicos associados aos sintomas visíveis da ação do herbicida na planta.
Confira o vídeo abaixo.