DEMANDA DA SOJA

Em nov/23, o Imea divulgou a nova projeção para a demanda de soja em MT. Com as exportações da soja para a safra 22/23 apresentando recorde nos envios, a estimativa para a safra ficou em 27,75 milhões de t. Em relação ao consumo em MT, o menor ritmo de esmagamento das indústrias refletiu no recuo da estimativa para o estado, ficando projetada em 12,65 milhões de t, queda de 0,12% ante o relatório anterior. Para a demanda da safra 23/24, os principais destaques vieram no consumo do estado, devido à menor perspectiva de consumo das indústrias, a projeção apresentou recuo de 0,29% em relação ao relatório passado, ficando estimado em 13,63 milhões de t. Já o consumo interestadual exibiu alta de 1,54% no comparativo mensal, ficando aguardada uma demanda de 3,29 milhões de t. Por fim, o estoque final foi mantido em 641,99 mil t, queda de 41,85% ante a safra passada.

Confira os destaques do Boletim: 

INDICADOR IMEA: os preços da soja em Mato Grosso valorizaram 0,40% ante a semana anterior. Esse cenário se deve à maior demanda na exportação no país.

CEPEA: o indicador Cepea da soja apresentou queda de 1,26% em relação à semana anterior e fechou cotado com média de R$ 142,17/sc.

BASE MT-CME: com a desvalorização na CME contrato corrente e alta nos preços da soja em MT, o diferencial de base exibiu recuo de 5,99% no comparativo semanal.

A semeadura da soja para a safra 23/24 avançou 13,26 p.p. no comparativo semanal em MT

Até a última sexta-feira (03/11), 83,32% das áreas previstas no estado foram finalizadas. Apesar do ritmo ser maior que o da semana anterior, os trabalhos a campo estão atrasados 10,25 p.p. ante a safra passada e 5,29 p.p. em relação à média dos últimos 5 anos. Entre as regiões, os destaques da semana são a Sudeste e a Nordeste, que apresentaram os maiores avanços semanais, de 17,97 p.p. e 17,94 p.p., respectivamente. Vale ressaltar que neste ano foi observada uma alta parcela de áreas que precisaram de replantio, o que poderá influenciar na decisão do produtor quanto à destinação dessas áreas, principalmente os que fazem algodão em segunda safra, devido à necessidade de produzir e o risco do encurtamento da janela ideal de cultivo. Por fim, o acumulado de precipitações para a próxi-ma semana está maior que nas semanas anteriores, com previsão de chuvas de 15 a 25 mm em grande parte do estado, segundo os dados do NOAA.

Fonte: Boletim semanal n° 774 – Soja – Imea



DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.