A presença de nematóides fitopatogênicos vem aumentando em áreas de cultivo agrícola, especialmente nas regiões, Centro-Oeste, preocupando sojicultores brasileiro. Os nematóides são pragas de solo de difícil controle que podem causar perdas de produtividade de até 32%, dependendo da espécie e população de nematóides Grigolli & Asmus (2014).

Além dos danos diretos na produtividade, os nematoides participam de complexos de doenças de diferentes modos: criação de portas de entrada para outros patógenos; modificação da rizosfera, favorecendo o crescimento de outros patógenos; atuação como vetores de viroses, bactérias e fungos, e  alteração da suscetibilidade do hospedeiro a outros patógenos por meio da indução de alterações fisiológicas no hospedeiro (Grigolli & Grigolli, 2018).

Embora os sintomas do ataque de nematóides possam variar de acordo com a espécies, normalmente as raízes da soja são os órgãos mais prejudicados da planta (figura 1), dependendo da espécie de nematoide é possível observar manchas em reboleiras na lavoura, com plantas pequenas e amareladas.

Figura 1. Raízes de soja sem (a) e com (b) o ataque do nematoide das lesões radiculares.

Fonte: Dias et al. (2010)

Em virtude do posicionamento da praga no campo (solo), o controle de nematóides fitopatogênicos nem sempre é tarefa fácil. A dificuldade dos defensivos em atingir o alvo reduz a eficiência de controle, sendo necessário aderir a práticas de manejo complementares ao emprego de defensivos.

Em virtude da elevada gama de espécies hospedeiras dos nematóides, uma das principais alternavas é o cultivo de culturas não hospedeiras a praga, especialmente em áreas já infestadas. Algumas espécies possuem a habilidade em reduzir a capacidade dos fitonematoides em se reproduzir, reduzindo assim a população da praga.



Além do já conhecido emprego de espécies de crotalária no controle de nematóides, o posicionamento de algumas culturas de interesse agrícola também pode auxiliar no manejo e controle de praga. Sendo assim, conhecer a capacidade de algumas culturas em atuarem como hospedeiras de nematóides pode auxiliar no manejo e controle de praga, especialmente quando bem posicionadas em um adequado sistema de rotação de culturas.

Na tabela 1 é possível visualizar a aptidão de algumas culturas de interesse agrícola em hospedar diferentes espécies de nematoides.

Tabela 1. Culturas de verão para rotação de cultura e seu efeito sobre os fitonematoides.

Fonte: Inomoto & Asmus (2009)

Visto os dados apresentados na tabela 1, a rotação de culturas com o emprego de espécies não hospedeiras de nematóides fitopatogênicos pode ser uma interessante ferramenta para em conjunto com as demais medidas de controle, reduzir a população de nematóides em áreas infestadas e os danos ocasionados por eles.


Veja mais: Soja após Crotalária – aumento da produtividade e controle de nematoides



Referências:

DIAS, W. P. et al. NEMATÓIDES EM SOJA: IDENTIFICAÇÃO E CONTROLE. Embrapa, Circular Técnica, n. 76, 2010. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/CNPSO-2010/30766/1/CT76-eletronica.pdf >, acesso em: 17/09/2021.

GRIGOLLI, J. F. J.; ASMUS, G. L. MANEJO DE NEMATÓIDES NA CULTURA DA SOJA. Tecnologia e Produção: Soja: 2013/2014. Disponível em: < https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/102098/1/cap.-9.pdf >, acesso em: 17/09/2021.

GRIGOLLI, J. F. J.; GRIGOLLI, M. M. K. MANEJO DE NEMATOIDES NA CULTURA DA SOJA. Fundação MS, Tecnologia e Produção: 2017/2018, 2018. Disponível em: < https://www.fundacaoms.org.br/base/www/fundacaoms.org.br/media/attachments/304/304/5bf01cc86e7c17178f3daca4bc151777dab75f04854c7_07-manejo-de-nematoides-na-cultura-da-soja-somente-leitura.pdf >, acesso em: 17/09/2021.

INOMOTO, M. M.; ASMUS, G. L. CULTURAS DE COBERTURA E DE ROTAÇÃO DEVEM SER PLANTAS NÃO HOSPEDEIRAS DE NEMATOIDES. Visão Agrícola, n. 9, 2009. Disponível em: < https://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/VA9-Protecao04.pdf >, acesso em: 17/09/2012.

Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.