A Embrapa Soja, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) divulgaram nota técnica enfatizando que a área de ocorrência de quebramento da haste no Paraná, na safra 2023/2024, foi pouco expressiva.

Na nota técnica, as instituições informam ainda que as lavouras acometidas pelo quebramento da haste, nem sempre, apresentaram ocorrência de podridão de grãos. O texto completo está disponível Aqui.

Tais informações ratificam a Nota Técnica (disponível aqui) publicada em 02/02/2024 pela Embrapa Soja, que esclarece alguns aspectos relacionados ao quebramento da haste da soja e a podridão de grãos e ressalta que não há dados suficientes que comprovem a relação entre os problemas.

 

Podridão de grãos – Photo: Claudia Godoy

A podridão de grãos é um problema que vem ocorrendo com maior frequência na região do médio-norte do estado de Mato Grosso e em Rondônia, com severidade variada entre as safras e as cultivares. Na referida região, a Embrapa, em conjunto com instituições parceiras, realizou ensaios na safra 2022/2023, a fim de avaliar a eficiência dos fungicidas no controle da podridão de grãos na cultura da soja. Os resultados podem ser acessados no link: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1156398/1/2023-circ-tec-kw-eficiencia-fungicidas-controle-podridao-graos-soja-safra-2022-2023-resultados-ensaios-cooperativos.pdf

Autor/Fonte: Lebna Landgraf/Embrapa Soja



 

FONTE

Autor:Lebna Landgraf/Embrapa Soja

Site: Embrapa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.