Inverno frio e seco para o trigo…?

O inverno ainda está para começar, mas os sinais estão aumentando de que o trigo enfrentará um inverno seco e frio. As geadas tiveram uma rápida entrada em cena em 2022: a primeira foi registrada na madrugada de 31 de março.

Infelizmente, as massas de ar frio estão prevalecendo sobre o clima na Argentina e essa é a tendência para os próximos meses. Esta é uma má notícia para o trigo na região dos Pampas, porque o mesmo aconteceu no inverno e na primavera de 2020. Foi um ano muito bom para a produtividade de trigo de Buenos Aires, mas muito ruim para o resto da Argentina: apesar de 6,5 M ha foram plantadas, a produção não ultrapassou 17 Mt.

Quando as chuvas podem voltar para a região dos Pampas?

“Não será esta semana. Pelo menos até a próxima quarta-feira (08/06) não há sinais de chuva para a região dos Pampas. Sim, pode chover novamente nos próximos dias em Misiones”, explica o consultor Alfredo Elorriaga.

O que está acontecendo com as chuvas agora?

O consultor explica que as chuvas foram para o Brasil: houve tempestades muito importantes no NE que até geraram graves inundações. A imagem de probabilidade de chuva da NOAA confirma a falta de água para a Argentina e novas chuvas, desta vez para o SE do Brasil.

Em Córdoba ainda precisam entre 80 e 120 milímetros  e cerca de 40 a 80 milímetros em Santa Fe para que possa se iniciar a semeadura do trigo. Há também uma carência muito importante no norte de Buenos Aires.

A falta de água pode continuar afetando seriamente as intenções de trigo da Argentina. Infelizmente, toda a província de Córdoba já apresenta condições de seca com setores muito afetados. O cenário hídrico para o plantio de trigo começa a se complicar e pode se tornar a limitação mais importante deste ciclo .

 

Fonte: Adaptado de Bolsa de Comércio de Rosário



 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.