O Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) publicou na quinta (04/04) o oficio com a lista de Lista de Prioridades de Registro e alteração de Registros de Agrotóxicos e afins.
De acordo com o documento “o processo de seleção abordou aspectos técnicos e econômicos levando-se em conta a necessidade de agrotóxicos com melhor eficiência para as pragas elencadas como prioritárias e a necessidade de rotação de uso dos mecanismos de ação para o manejo de resistência destas pragas, bem da quebra de monopólio em produtos com período de patente e propriedade de dados encerrada.”
As prioridades são para controle de ervas, pragas e doenças. Os principais alvos são lagartas, mosca branca, bicudo e ferrugem asiática. Os critérios para escolha das moléculas levaram em conta a disponibilidade de ativos para cada praga e cultura, levando em consideração a rotação de produtos e manejo de resistência.
No total, foram selecionadas 40 moléculas de diferentes empresas. Os herbicidas listados tem foco no controle de plantas resistentes como Buva, Capim-Amargoso, e novas combinações de ingredientes ativos já usados no mercado, assim como a ampliação do número de empresas com registro de produtos genéricos de grande desempenho.
Confira o documento completo clicando aqui.
Redação: Equipe Mais Soja