InícioDestaqueManejo do solo para altas produtividades

Manejo do solo para altas produtividades

O solo é o principal meio de produção da maior parte das culturas agrícolas, servindo como fonte de sustentação, nutrientes e água para as plantas. Objetivando o aumento da produtividade, é fundamental dar atenção especial para o solo, adequando o manejo com práticas que possibilitem a melhoria de condições físicas, estruturais, químicas e biológicas do solo.

Tendo em vista a importância do tema, e a relação que o manejo do solo desempenha sobre a produtividade das culturas agrícolas, Henrique Debiasi, pesquisador da Embrapa aborda o tema em uma vídeo-palestra no canal Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Henrique trata da relação entre o manejo do solo com a produtividade, dando ênfase para a fertilidade estrutural e insumos de sistema, além de tratar da diversificação de culturas, opções e impactos econômicos. Segundo Henrique, o manejo do solo visando altas produtividades fundamenta-se basicamente no aumento e preservação da fertilidade do solo, proporcionando condições adequadas para o crescimento e desenvolvimento vegetal.

Debiasi chama atenção para os insumos de sistema, insumos esses que são produzidos no sistema ou seja, não são possíveis de serem adicionados por meio de fertilizantes minerais, sendo um dos principais insumos de sistema, a matéria orgânica do solo. Entretanto, o aumento desse insumo não é tão facilitando, sendo necessário aumentar a produção do insumo ou diminuir o consumo.



 Henrique destaca que a mobilização do solo proporciona elevada perda de matéria orgânica do solo em decorrência da mineralização da matéria orgânica. O pesquisador destaca que para altas produtividades é fundamental buscar o incremento da matéria orgânica do solo, sendo que o incremento de 1% da matéria orgânica do solo resulta no aumento de 12 sc.ha-1 de produtividade da soja.

Entretanto, Henrique comenta que o processo de incremento de um ponto percentual da matéria orgânica do solo pode ser demorado, levando mais de 50 anos dependendo do sistema de produção adotado. “O aumento da matéria orgânica do solo depende de aportar mais palha e raiz, mas também de evitar o máximo possível qualquer tipo de revolvimento”.

O pesquisador destaca que assim como o teor de matéria orgânica do solo, a cobertura do solo é fundamental para o incremento da produtividade da soja, sendo que áreas com boa cobertura do solo e bons níveis de matéria orgânica apresentam maiores produtividades.

Figura 1. Produtividade da soja cultivada sob diferentes teores de matéria orgânica e cobertura do solo, safra 2010/11.

Fonte: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja.

Debiasi também afirma que assim como a palhada da parte aérea das plantas, as raízes desempenham papel fundamental no aumento da produtividade da soja, melhorando condições estruturais do solo e com isso proporcionando condições adequadas para o crescimento radicular da cultura.

Dentre as alternativas disponíveis para o aumento da produtividade, Henrique destaca que a diversificação de culturas nos períodos entressafra das culturas principais é fundamental pra o aumento dos insumos de sistema, favorecendo as culturas principais, sendo assim, é indispensável pensar no cultivo das culturas de verão como um sistema de produção, buscando a diversificação de culturas e agregando contribuições diretas e indiretas para o aumento da produtividade das cultivos principais.

Confira o vídeo abaixo com as contribuições do pesquisador Henrique Debiasi.


Inscreva-se no canal: Embrapa – Radar da Tecnologia Soja clicando aqui!!!



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares