De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, uma frente fria deve provocar instabilidades e chuvas sobre o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e sul de Minas Gerais ao longo do dia. Amanhã, essa frente fria avança e deve atingir o litoral do Rio de Janeiro e o Espírito Santo. Também pode chover no extremo norte da Região Norte durante o final de semana.
O destaque nos próximos dias, de acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, será a atuação de uma massa de ar polar de grande intensidade. A partir de hoje, a frente fria já começa a provocar queda de temperaturas em toda a Região Sul e em boa parte do Sudeste e de Centro-Oeste, atingindo Mato Grosso do Sul, Paraguai, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e sul de Mato Grosso. De amanhã (10) até terça-feira (13), podem ocorrer geadas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O frio mais intenso deve ser sentido na terça-feira.
Santos projeta que toda a próxima semana será marcada pelo frio no Centro-Sul do Brasil, com previsão de elevação das temperaturas apenas no final da próxima semana. Por conta da massa de ar polar, o tempo deverá ficar aberto em praticamente todo o Brasil na próxima semana.
No dia 17 está previsto o ingresso de uma nova frente fria sobre o Rio Grande do Sul, provocando chuvas mais recorrentes.
Autor/Fonte: Arno Baasch / Safras News