FECHAMENTOS DO DIA 13/05

O contrato de soja para maio24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,04%, ou $ 0,50 cents/bushel a $ 1205,50. A cotação de julho24, referência para a safra brasileira, fechou em alta de 0,04 % ou $ 0,50 cents/bushel a $ 1219,50. O contrato de farelo de soja para julho fechou em baixa de -1,45 % ou $ -5,4 ton curta a $ 366,5 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em alta de 1,60 % ou $ 0,71/libra-peso a $ 45,15.

ANÁLISE DA ALTA

A soja negociada em Chicago fechou em alta nesta segunda-feira. O mercado foi influenciado em parte pela volta das chuvas no Rio Grande do Sul durante o fim de semana. As enchentes praticamente paralisaram a colheita no Estado, além de terem causado perdas de produção e problemas logísticos.

O desempenho do óleo de soja, que subiu 1,60%, foi outro fator altista para as cotações. O derivado, por sua vez, foi impulsionado por rumores de que o governo norte-americano poderá elevar a tarifa de importação sobre óleo usado de cozinha da China, disse Naomi Blohm, da Total Farm Marketing.

O produto, uma importante matéria-prima usada na fabricação de biodiesel, vinha entrando em grandes volumes nos Estados Unidos nos últimos meses, concorrendo com o óleo de soja.

As inspeções de embarques para exportação, 13,4% maiores que os da semana anterior, também deram suporte a leve alta do grão.

Esses fatores foram contrabalançados pela queda de 1,45% do farelo de soja e por estimativas do USDA para produção e estoque nos EUA que vieram acima das expectativas de analistas.

NOTÍCIAS IMPORTANTES:
CHINA CONTESTA O USDA

No seu relatório, divulgado na última sexta-feira, o USDA informou que as importações de soja da China para a safra 24/25 devem passar para 109 MT, contra 105 MT da safra 23/24. Nesta segunda-feira, porém, os dados internos da China através do CASDE reduziram o número de importações de soja em 23/24 em 1,15 milhões de toneladas, para 96,1 milhões de toneladas. A projeção da nova (24/25) caiu 1,5 MMT ano/ano, para 94,6
MMT, citando um rebanho suíno menor.

CBOT AGUARDA LEVANTAMENTO DE SAFRA DA CONAB

Em meio à grande profusão de opiniões sobre o real tamanho da safra brasileira de soja desta temporada e, passado o relatório de oferta e demanda do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), traders nos mercados futuros de grãos da Bolsa de Chicago (CBOT) devem se concentrar nas estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra brasileira, que saem nesta terça-feira (14).

CROP PROGRESS-PLANTIO DA SAFRA DE SOJA

O plantio de soja estava 35% concluído, em comparação a 45% um ano antes e 34% na média dos cinco anos anteriores, disse o USDA. Segundo a agência, 16% da safra tinha emergido, ante 17% na data correspondente do ano passado e 10% na média de cinco ano.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.