InícioDestaqueMercado: Soja fechou em baixa bons dados do plantio nos EUA

Mercado: Soja fechou em baixa bons dados do plantio nos EUA

FECHAMENTOS DO DIA 04/06

O contrato de soja para julho24, referência para a safra brasileira, fechou em baixa de -0,46 %, ou $ -5,50 cents/bushel a $ 1179,00; A cotação de setembro24, fechou em baixa de -0,42 % ou $ -5,00 cents/bushel a $ 1177,50. O contrato de farelo de soja para julho fechou em baixa de -1,22 % ou $ -4,4 ton curta a $ 355,1 e o contrato de óleo de soja para julho fechou em baixa de -1,18 % ou $ -0,52/libra-peso a $ 43,62.

ANÁLISE DA BAIXA

A soja negociada em Chicago fechou em baixa nesta terça-feira. As cotações foram pressionadas pelo andamento do plantio, acima da média histórica, nos EUA. Ontem, após o fechamento do mercado, o USDA informou que o plantio de soja estava 78% concluído no último domingo, em comparação a 89% um ano antes e 73% na média dos cinco anos anteriores.

A queda dos dados de esmagamento para os subprodutos da soja nos EUA também pesou sobre a cotação. O USDA indicou uma queda de 12,76% em abril em relação a março. Dados da safra brasileira evitaram maiores perdas. Duas consultorias reduziram a perspectiva da safra brasileira por causa das perdas no Rio Grande do Sul. A StoneX reduziu em 1,2% sua previsão, para 149 milhões de toneladas.

Já instituição financeira cooperativa Sicredi cortou sua previsão em 1,4%, para 146,2 milhões de toneladas. As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul causaram perdas de 2,714 milhões de toneladas na safra de soja do Estado, de acordo com estimativa da Emater publicada nesta terça-feira.

NOTÍCIAS IMPORTANTES
BRASIL ENVIA PARA CHINA PRIMEIRO CARREGAMENTO DE SOJA LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO

O Brasil enviou para a China o primeiro carregamento de 50 mil toneladas de soja livre de desmatamento e conversão (DCF), resultado do acordo entre os dois países, fechado entre COFCO International, responsável pelo embarque, e o Grupo Mengniu. A carga foi descarregada em Tianjin, na China, no dia 31 de maio. O acordo, que foi iniciado por meio da Taskforce on Green Value Chains for China do Fórum Econômico Mundial (WEF) e da Tropical Forest Alliance (TFA), é o primeiro no país asiático a incluir uma cláusula DCF.

Essa iniciativa, inaugurada pela COFCO, abriu caminho para outros acordos agrícolas sustentáveis semelhantes na China por outros membros do Grupo de Trabalho sobre Cadeias de Valor Verdes, enviando um sinal forte para o mercado global de commodities e ajudando a acelerar a produção e o comércio de produtos agropecuários sustentáveis.

Como a China é a maior compradora e importadora mundial de soja do Brasil, a demanda do mercado daquele país é fundamental para a transição para a produção e o comércio da oleaginosa DCF. Os novos acordos com empresas chinesas são projetados para apoiar o cumprimento de metas de redução de emissões e objetivos climáticos mais amplos, além de abordar as questões sociais e ambientais que mais importam para a empresa e suas partes interessadas e responder às expectativas dos consumidores.

Para garantir que a soja que chega ao Grupo Mengniu seja livre de desmatamento e conversão, a COFCO International usa um modelo de balanço de massa. Este é um sistema de rastreamento de volume que permite que uma certa quantidade de soja certificada entre na cadeia de valor, o que significa que uma quantidade equivalente pode então ser
vendida como certificada.

BRASIL-RECUO DA PRODUÇÃO DE SOJA E MILHO SE REFLETE NO PIB AGROPECUÁRIO

O Itaú projeta uma queda de 0,8% no Produto Interno Bruto (PIB) da Agropecuária em 2024. O resultado deve refletir um recuo na produção de soja e milho, de respectivamente 2,4% e 11,7%, disseram ao Broadcast Agro as economistas do banco Julia Gottlieb e Marina Garrido.

O PIB da Agropecuária no primeiro trimestre de 2024 subiu 11,3% ante o quarto trimestre de 2023, segundo informou hoje o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mas recuou 3% frente ao primeiro trimestre do ano passado. As economistas reforçaram que os principais fatores de pressão no trimestre foram as quedas na soja e no milho, além
do fumo, com recuo de 9,6%, e mandioca, com 2,2%, e perdas de produtividade. “Porém a contribuição da pecuária foi positiva”, destacaram.

EMATER/RS LANÇA ESTIMATIVA DE PERDAS NO ESTADO

As chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul causaram perdas de 2,714 milhões de toneladas na safra de soja do Estado, de acordo com estimativa da Emater publicada nesta
terça-feira. A projeção inicial, de novembro do ano passado, indicava produção total de 22,246 milhões de toneladas, em uma área de 6,68 milhões de hectares, com produtividade de 3.329 quilos por hectare. A área afetada pelo evento climático foi estimada em 1,49 milhão de hectares, e a produtividade foi reduzida para 2.923 quilos por hectare. A nova estimativa de produção é de 19,532 milhões de toneladas.

Em comunicado, a Emater destacou que a maior parte das lavouras de verão já tinha sido colhida antes do início do evento climático, mas que as lavouras remanescentes foram severamente afetadas em termos de produção e produtividade.

EUA-12,76% MENOS SOJA ESMAGADA EM ABRIL 

O relatório de Gorduras&Óleos da tarde de segunda-feira mostrou 177,7 mbu (4,84 mt) de soja esmagada durante abril, um declínio de 12,76% em relação ao enorme total de março e uma queda de 4,95% em relação ao ano passado. Isso ainda ficou acima dos 175,5 mbu (4,78mt) esperados pelo mercado. Os estoques de óleo de soja no final de abril foram de 2,311 bilhões de libras, um declínio de 2,44% mês/mês.

Fonte: T&F Agroeconômica



Acompanhe nosso site, siga nossas mídias sociais (SiteFacebookInstagramLinkedinCanal no YouTube)


 

Equipe Mais Soja
Equipe Mais Soja
A equipe editorial do portal Mais Soja é formada por profissionais do Agronegócio que se dedicam diariamente a buscar as melhores informações e em gerar conteúdo técnico profissional de qualidade.
Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Populares