Em comunicado realizado pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural do México, estima-se que, como parte do Plano México, o país deverá ampliar a produção de milho de 21,3 milhões de toneladas em 2025 para 25 milhões de toneladas em 2030. Além disso, pretende-se obter uma produção adicional no sul-sudeste, que até 2030 deverá alcançar 3,597 milhões de toneladas.
“Produzir milho, principalmente milho branco, é um ato de soberania alimentar, porque garante o abastecimento nacional, protege a biodiversidade, fortalece as comunidades rurais e preserva a identidade cultural”, destacou a secretaria.
Por outro lado, a presidenta do México, Claudia Sheinbaum, celebrou o Dia do Milho em sua coletiva de imprensa matinal e anunciou que, em breve, será apresentado um projeto sobre o cultivo, com o objetivo de dar maior apoio aos produtores.
Segundo Sheinbaum, a recente reforma constitucional que proíbe o plantio de milho transgênico é vital para que as variedades nativas não estejam em risco. De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Alicia Bárcena, foram documentadas no país 64 espécies de milho, das quais 59 são nativas. Com informações da Safras News.
Fonte: Arno Baasch – Safras News